O Movimento Ponta do Coral 100% Pública realiza no próximo domingo (13/12), a partir das 14h, ato que marca as 35 Primaveras de Luta pela preservação da paisagem natural e urbana da Ponta do Coral, área de turismo e lazer em Florianópolis (SC). Segundo o arquiteto e urbanista Loureci Ribeiro, um dos organizadores do evento, será um momento de confraternização política e cultural em defesa de cidades justas e sustentáveis, com direito ao lazer, cultura, meio ambiente e qualidade de vida para todos.

 

A intenção é reunir a Turma Ponta do Coral – formada por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC da década de 80 – e fazer uma homenagem póstuma ao professor Eduardo Castells. Falecido no começo de 2014, Castells deixou um importante legado de sua intensa atividade acadêmica e profissional. Um deles foi o movimento de resistência popular, que surgiu durante ato cultural organizado por ele e seus alunos no dia 8 de novembro de 1980. A turma de alunos posteriormente ficou conhecida como Turma Ponta do Coral.

 

Além das homenagens, o ato contará com apresentações artísticas culturais e exposição das propostas populares de novas Praças e Parques Urbanos Municipais. A atividade faz parte do calendário de mobilizações pela alteração do zoneamento urbano da Ponta do Coral para Área Verde e de Lazer-AVL e criação do Parque Cultural das 3 Pontas. Segundo Ribeiro, Florianópolis, apesar de contar com cerca de 50% de Área de Preservação Permanente (APP), tem apenas 1,11% de Áreas Verdes de Lazer (AVL) nas Zonas Urbanas.