O XI Seminário Docomomo Brasil, que firmou-se como uma referência na área de Arquitetura e Urbanismo e ocorre em Recife, de 17 a 22 de abril de 2016, inscreve trabalhos sobre O Campo ampliado do movimento moderno. O tema sugere a expansão do interesse de outros campos disciplinares para além da arquitetura e do urbanismo, de modo a ampliar a compreensão atual que se tem desta tradição e deste passado recente. A data limite para envio de resumos expandidos, com no máximo 800 palavras, é 30 de janeiro de 2016.

 

Podem participar pesquisadores, profissionais e estudiosos envolvidos com o reconhecimento, preservação e valorização das criações do Movimento Moderno. Oos organizadores estimulam a submissão de trabalhos provenientes dos mais diversos campos de conhecimento dedicados à reflexão acerca das manifestações do Movimento Moderno, tais como arquitetura, engenharia, história, paisagismo e urbanismo, bem como das artes plásticas e visuais, teatro, cinema, comunicação, design, fotografia, literatura, moda, museologia e música.

 

Ao incentivar o estudo das manifestações modernas em vários campos culturais, o seminário visa reunir práticas e promover debates inter, multi e transdisciplinares. O objetivo é desdobrar o seu foco de interesses, alcance e público por meio de uma perspectiva ampliada por meio do debate sobre as múltiplas dimensões dos movimentos artísticos, estéticos e culturais que contribuíram no processo de modernização do Brasil e da sua sociedade.

 

O arquivo do resumo expandido (em formato .PDF) deve conter:

Título do trabalho: fonte Arial 12, negrito, centralizado;
Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial 11, normal, centralizado;
Formação e filiação (até 200 palavras): fonte Arial 10, normal, centralizado;
Resumo (até 800 palavras): fonte Arial 10, normal, espaçamento simples;
Figuras (até de 3 imagens): não exceder 2Mb no total;
Palavras chave: máximo de três palavras.


CRONOGRAMA
Data limite para envio de resumos expandidos:
30 de janeiro/2016

 

Informe da seleção final dos trabalhos:

01 de março/2016

 

Data limite para envio dos trabalhos completos:
30 de março/2016

 

COMISSÃO ORGANIZADORA
Luiz Amorim (Doutor, UFPE), coordenação geral
Ana Carolina Holanda Cantalice (Doutoranda MDU/UFPE)
Amanda Casé Monteiro (Mestre, UNIFAVIP)
Aristóteles Cantalice II (Doutor, UNICAP)
Carolina Brasileiro (Mestre, Uninassau)
Cristiano Nascimento (Doutor, FUNDAJ)
Diego Beja Inglez de Souza (Doutor, UNICAP)
Fátima Campello (Doutor, UFAL)
Fernando Diniz Moreira (Doutor, UFPE)
Julia Pereira (Mestre, IPHAN)
Laura Alecrim (Mestre, IPHAN)
Livia Nóbrega (Mestre, UFPE)
Maria Luíza de Freitas (Doutor, UFPE)
Moacir dos Anjos (Doutor, FUNDAJ)
Paula Maciel (Doutor, UNICAP)


CONTATOS

Comissão Organizadora
docomomo2016organizacao@gmail.com

 

Comitê Científico

docomomo2016cientifico@gmail.com

 

Envio de trabalhos
docomomo2016trabalhos@gmail.com


O DOCOMOMO BRASIL

 

O DOCOMOMO é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de quarenta países e reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Está sediado atualmente no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que sediará o próximo Seminário DOCOMOMO International 2016. Os seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins.

 

Em 1992 foi criado o DOCOMOMO Brasil, segundo os princípios do DOCOMOMO International. Atualmente, a Comissão Executiva do DOCOMOMO Brasil está sediada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e também conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/PE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Realizados a cada dois anos desde 1995, os seminários DOCOMOMO Brasil são um espaço reconhecido nacional e internacionalmente pela sua contribuição para o debate do Movimento Moderno.