As discussões do 27º Congresso Mundial de Arquitetura da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020 RIO, que será realizado pela primeira vez no Brasil em 2020, na cidade do Rio de Janeiro, serão norteadas por cinco temas centrais. São eles:

 

1) Arquitetura e cultura – papel, responsabilidade, modos de produção;

 

2) Arquitetura autoproduzida;

 

3) Cidade, paisagem e ambiente;

 

4) Urbanismo e o desenho da cidade;

 

5) Metrópoles, cidades médias: infraestrutura e gestão.

 

 

A proposta do IAB é começar a trabalhar os assuntos nos principais eventos que antecedem o UIA 2020 RIO, como o Congresso Brasileiro de Arquitetos e a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Seminários preparatórios também serão organizados pelo instituto em diferentes cidades do país.

 

Segundo o presidente do IAB-RJ e diretor do Congresso UIA 2020 RIO, Pedro da Luz Moreira, a questão “arquitetura e cultura” visa a reconhecer o valor cultural da atividade, seja a partir das pré-existências, seja a partir das produções futuras. Para o arquiteto, o tema da habitação, da mobilidade e do meio ambiente terão papel de destaque nas discussões.

 

“O meio ambiente será uma questão fundamental nos próximos anos. O planejamento e o projeto de conjuntos paisagísticos estruturados cada vez mais será demandado aos profissionais, como demonstra os casos da Baía de Guanabara e do Vale do Rio Doce”, afirmou Pedro da Luz.

 

Com o tema “cidade, paisagem e ambiente” o congresso espera debater a ocupação do território e os impactos gerados no ambiente. “Os centros urbanos são responsáveis pela grande parte da emissão de CO2 na atmosfera e geração de esgotos. Só que as cidades, que atualmente abrigam 50% da população mundial, ocupam menos de 2% do território do planeta. Construir cidades mais adequadas é o desafio do nosso tempo”, criticou o diretor do UIA 2020 RIO.

 

A proposta dos temas “urbanismo e o desenho da cidade” e “metrópoles, cidades médias: infraestrutura e gestão”, é discutir as características físicas e espaciais das cidades, bem como sua capacidade de sustentar economicamente a população, e a coesão e governança das cidades metropolitanas, além da importância das cidades médias na estruturação do desenvolvimento dos países.

 

Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o UIA 2020 Rio reunirá cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo, no Rio de Janeiro, para discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. O evento tem o apoio do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).