Familiares, amigos e autoridades participaram do descerramento de placa em homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro nesta segunda-feira (1º/2), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), localizado no Centro Administrativo da Bahia. Falecido há um ano, Zezéu foi  militante político, líder sindical, deputado federal e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

 

A partir de agora, o auditório da FLEM, da qual Zezéu foi presidente do Conselho de Administração (CONAD) de 2011 a 2014, passou a se chamar Zezéu Ribeiro. Jones Carvalho, superintendente-geral da FLEM, destacou que a homenagem foi uma forma simbólica de reconhecer a valorosa contribuição de Zezéu Ribeiro, “que foi um homem dedicado ao ser humano, firme na luta pelos interesses dos mais necessitados e doce no trato com as pessoas”, pontuou.

 

Lola Ribeiro, esposa de Zezéu Ribeiro, disse que a homenagem materializa o legado deixado pelo marido, pautado pela honestidade e luta por uma sociedade melhor. “Batizar o auditório como Zezéu Ribeiro representa marcar seu nome na história da Bahia e do Brasil”, falou emocionada.

 

Presente a solenidade, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e presidente do CONAD, Jerônimo Rodrigues, lembrou da trajetória política de Zezéu Ribeiro, que foi vereador de Salvador e deputado federal por três mandatos consecutivos e membro do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

 

Já o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, destacou que a atuação de Zezéu Ribeiro como presidente do Conselho de Administração da FLEM foi importante para consolidar a instituição e potencializar suas atividades.

 

Naia Alban, diretora da Faculdade de Administração da UFBA, comentou que Zezéu deixou um legado também no curso da Faculdade com seus ideias de uma arquitetura mais próxima da sociedade.

 

Por fim, Daniel Colina, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, disse que Zezéu teve um papel essencial para se pensar a urbanização das cidades, quando foi relator do Estatuo das Cidades, no Congresso Nacional.