Nesta quarta-feira (6/4), às 15h, o Observatório de Remoções, grupo de pesquisa da FAU/USP e da UFABC, e o Grupo Teatral SagaCidade promovem a palestra Centreville: a luta por moradia ontem e hoje. A atividade contará com a participação da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, autora de diversos livros sobre cidade e moradia, e da socióloga Raquel Ferrazoli, uma das lideranças da ocupação. A programação é gratuita e ocorre no auditório da FAU – USP (rua do Lago, 876), em São Paulo.
O Centreville foi criado como um condomínio de casas alto padrão na década de 80 e, após a falência da construtora, as casas foram abandonas. Em 16 de julho de 1982, aproximadamente 1.500 pessoas ocuparam 593 casas inacabadas, sem forro e luz, do Conjunto Habitacional Centreville, em Santo André, na divisa com Mauá, região do ABC paulista.
Para a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, o Centreville é uma história de resistência que dialoga com o desenvolvimento econômico e urbano do Brasil. A palestrante destaca que o objetivo do evento é retomar essa grande história de luta e resistência e traçar um paralelo sobre a luta pela moradia ontem e hoje.
Raquel foi relatora Especial para o Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre 2008 e maio de 2014. Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades no Brasil (2003-2007), e Coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002). Prestou consultoria a governos, organizações não governamentais e agências internacionais, como UN-Habitat, em política urbana e habitacional.
Transporte gratuito
Aos moradores do ABC a organização do evento vai disponibilizar transporte gratuito, que sairá às 13h da rua Regente Feijó, 359, Vila Assunção, Santo André – SP. O número de passageiros é limitado, portanto os interessados no transporte devem enviar um e-mail com nome completo para grupoteatralsagacidade@gmail.com e aguardar confirmação.