O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) lançou nesta quinta-feira (14/4) a campanha Arquitetos pela Democracia. Com o objetivo de alertar a categoria e a sociedade a respeito do rumo dos acontecimentos políticos do país, serão publicados vídeos gravados por arquitetos e urbanistas de diversos setores e áreas de atuação. O foco principal é a manutenção do governo democraticamente eleito pela população brasileira.

 

As primeiras gravações já estão no ar. Os vídeos podem ser conferidos por meio de fanpage no Facebook chamada

Arquitetos pela DemocraciaEntre os nomes que já contribuíram com depoimentos de dois minutos para a campanha estão: Raquel Rolnik, Nabil Bonduki, Marcelo Ferraz, Ermínia Maricato, Sarah Feldman e João Whitaker, entre outros. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) apoia a campanha, que conta com declaração do presidente da entidade, Jeferson Salazar.

 

>>> Clique aqui para acessar a fanpage Arquitetos pela Democracia

 

A campanha é aberta a arquitetos e urbanistas de todo o país, que podem participar enviando seus vídeos. O conteúdo é livre, inclusive para externar oposição ao governo, desde que contemple as razões pelas quais é contra o impeachment. As instruções são muito simples, a idéia é o próprio arquiteto filmar ou pedir ajuda para alguém próximo, com um celular ou câmera. Para produzir seu material, basta seguir as orientações abaixo:

 

– Iniciar a gravação com a frase: Nós arquitetos devemos ser contra o impeachment porque

 

– Tempo de duração: até 2 minutos

 

– Gravar com a tela do celular ou câmera deitada (na horizontal).

 

– O vídeo deve ser enviado para o e-mail: comunicacao@sasp.arq.br

 

– Conteúdo: livre, inclusive para externar oposição ao governo, desde que contemple as razões pelas quais é contra o impeachment.

 

– O SASP colocará vinheta do projeto nos videos recebidos.

 

Segundo a assessora da diretoria de Cultura e Comunicação do SASP, Paula Fernanda Rodrigues, o objetivo da campanha é a defesa da democracia, além de manifestar a posição da entidade frente à atual situação política nacional.

 

“Coerente com a defesa dos valores democráticos e da constituição cidadã de 88, o SASP repudia veementemente a tentativa de desestabilização da normalidade democrática em nosso país”, manifestou o SASP por meio de nota.