Na próxima sexta-feira (29/4) a Comissão de Estudo de Elaboração de Projetos, Representação Gráfica e Atividades Técnicas de Arquitetura (CE-002:138.42) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reúne-se para dar continuidade às discussões para atualização das normas de arquitetura e urbanismo. Será no das 9h às 16h, no Sinduscon-SP. O trabalho foi retomado em 2014, quando lideranças do setor de Arquitetura e Urbanismo decidiram revisar e aprimorar as normas da ABNT referentes aos serviços de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é valorizar o projeto como instrumento de qualificação das cidades e edificações públicas, foco das preocupações das entidades de arquitetura e engenharia quando o tema é licitação.

 

Os encontros são mensais e o representante da FNA é Ronaldo Sá Oliveira, diretor da RSO assessoria técnica e especialista em normalização. “A norma é de extrema importância aos representados, pois organiza os procedimentos e principais etapas para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos técnicos arquitetônicos e urbanísticos, considerando-se a plenitude de seus sistemas, elementos e componentes a serem executados em obra, e, que, por sua vez, deverão atender outras normas especificas e apropriadas, de acordo com as diversas especialidades envolvidas em cada projeto”, explica o técnico.

 

A nova norma que está em elaboração irá substituir as atuais: ABNT NBR 13531:1995 – Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas; ABNT NBR 13532:1995 – Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura; e ABNT NBR 6492:1994 – Representação de projetos de arquitetura.