Nos dias 19, 20 e 21 de maio, em São Paulo, será realizada a última de uma série de seis oficinas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que estão sendo promovidas desde o ano passado pela Peabiru, ONG de assessoria técnica com mais de 20 anos de atuação na área de trabalhos ambientais e sociais. O encontro será na Galeria Olido (Avenida São João, 473), no Centro da capital paulista.

 

Em três dias de oficina, estão previstas palestras e mesas de debate sobre a realidade regional com acadêmicos, técnicos e lideranças locais; visitas técnicas a assentamentos precários ou áreas passíveis de ações de assistência técnica; e oficinas de projeto e de arranjos institucionais. O objetivo é problematizar o alcance da produção atual em habitações de interesse social e fomentar o debate sobre a participação dos profissionais envolvidos no processo.

 

Podem participar das oficinas arquitetos e urbanistas, engenheiros, técnicos sociais e da área jurídica, dos poderes públicos, de ONGs ou de empresas com atuação na área; acadêmicos e estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia e ciências humanas, com atuação ou interesse no campo da Habitação de Interesse Social; e movimentos Sociais com luta no campo do Direito à Cidade e à Moradia Digna.

 

Com patrocínio do CAU-SP e da Caixa Econômica Federal, as oficinas ATHIS oorreram em seis polos regionais do Estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos, Bauru e Ribeirão Preto.