Abrindo os trabalhos das lideranças dos arquitetos e urbanistas neste final de semana em Florianópolis (SC), o presidente da FNA, Jeferson Salazar, apresentou na tarde desta sexta-feira (13/05) a pauta da Reunião Ampliada para a Diretoria Executiva. Na ocasião, foi alinhada a agenda do encontro, que se inicia neste sábado (14/05) e segue até domingo (15/05).

Foi definido que o sábado será direcionado para debates conjunturais. Pela manhã, o presidente da FNA, Jeferson Salazar, e os secretários farão relatos sobre os trabalhos em andamento. Em seguida, haverá palestra do economista catarinense José Álvaro de Lima Cardoso, supervisor do Escritório Regional de Santa Catarina do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O horário restante será destinado para o debate de questões conjunturais referentes ao cenário político nacional. O domingo será destinado a questões internas da federação. Foi debatida a importância de pré-definir os temas a serem abordados no ENSA 2016, que será realizado em Porto Alegre (RS), em novembro. O vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez, explicou que, entre alguns assuntos já alinhados estão aqueles que pautarão o UIA 2020, no Rio de Janeiro, para que se tire uma posição dos arquitetos ligados à FNA. Com a definição, a ideia é que os sindicatos tenham tempo para se preparar para o debate do final do ano. Entre eles está “O mundo do Trabalho do Arquiteto” e “Assistência Técnica”.

 

A reunião realizada em Florianópolis também foi um primeiro momento para debater as dificuldades da atual conjuntura política nacional. Salazar manifestou preocupação com relação à tensão que deve se criar com a nomeação de Bruno Araújo (PSDB-PE) para o Ministério das Cidades. “Podemos ter tensão no âmbito do Conselho das Cidades”, frisou. Salazar informou que a primeira reunião da coordenação executiva já está agendada para o final de maio.

 

A Diretoria Executiva ainda deliberou pela indicação de Vítor Chinaglia Junior para atuar na Secretaria de Relações de Trabalho.