Foi instituída na tarde desta sexta-feira (10/6), em Porto Alegre, a Comissão Eleitoral que coordenará o pleito da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) de 2016. Presidido pelo ex-presidente da FNA, Newton Burmeister, o grupo avaliou, durante encontro na sede do Saergs, a agenda de reuniões a serem realizadas para organizar o pleito, em novembro deste ano. A Comissão ainda é formada pelos ex-presidentes Valeska Pinto (1ª vice-presidente), Eduardo Bimbi (secretário) e Ângelo Arruda (2º vice-presidente).
Durante a reunião em Porto Alegre, o presidente da federação, Jeferson Salazar, repassou ao presidente da Comissão Eleitoral documentação-base para organizar o processo. Burmeister informou que estará disponível todas as quartas-feiras, das 14h30min às 17h30min, na sede do Saergs, para esclarecer dúvidas dos sindicatos e organizar o processo eleitoral. “A Comissão é autônoma para tomar suas decisões a partir de agora”, pontuou Salazar. A próxima reunião do grupo deve ser realizada em 30 de julho, em Porto Alegre.
Foi definido que a Confetu auxiliará o grupo na análise da situação de cada sindicato junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. As pendências serão reportadas por e-mail pela comissão aos dirigentes sindicais para que a regularização seja viabilizada até 5 de setembro, autorizando participação na votação.
As listas com os arquitetos e urbanistas sindicalizados para fins de cálculo do número de delegados aptos devem ser remetida à FNA até 26 de agosto. As assembleias eleitorais dos sindicatos devem ser realizadas de 15 a 30 de setembro.