O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifieo – Centro Universitário FIEO (Fundação Instituto de Ensino para Osasco), de São Paulo, adotou em seu currículo o Manual do Arquiteto e Urbanista, publicação recentemente lançada pelas entidades de aquitetura e urbanismo e que foi inspirada no Almanarq, de autoria da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). A primeira edição do Almanarq foi lançada em 1998 com o intuito de ser um manual dirigido a jovens arquitetos e urbanistas, com dicas e informações sobre a profissão. Em 2015, a obra foi revisada e, nesta releitura, foram incluídos conteúdos inéditos como direitos autorais, código de ética profissional e responsabilidade civil criminal.
A obra é leitura obrigatória nas disciplinas de Prática Profissional e Introdução à Arquitetura e Urbanismo, que fazem parte do primeiro semestre do curso, que teve início neste ano com turma de 53 alunos. “Vai ajudar em uma série de etapas mo processo de aclimatação dos alunos”, disse o arquiteto e urbanista Ângelo Melli, coordenador do novo curso. Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, Melli acredita que o Almanarq – Manual do Arquiteto e Urbanista ajudará a mostrar a amplitude da profissão e desmistificar o “status elitista” da carreira de arquiteto e urbanista. “Todos nós merecemos morar bem”, destaca ele, que leciona a disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo.
>>> Clique aqui para baixar a versão interativa do Manual do Arquiteto e Urbanista
“A versão anterior do Almanarq foi largamente utilizada pela maioria absoluta das escolas de arquitetura, fato que demonstra que a FNA está antenada com as demandas dos jovens arquitetos e urbanistas, bem como da necessidade da sua reedição, com as atualizações realizadas”, ressalta o presidente da FNA, Jeferson Salazar.
Na edição mais recente, ao longo de 112 páginas, são aboradados desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom execício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. Há ainda informações sobre Salário Mínimo Profissional, Normas da ABNT e legislações urbanas e ambientais.
A produção desta nova edição foi sugerida pela FNA e aprovada por unanimidade pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), composto pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com a colaboração da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O CEAU é um colegiado do CAU/BR, criado por determinação da Lei 12.378/2010, e que tem por objetivo tratar das questões do ensino e do exercício profissional.