Vai até o dia 20 de julho o prazo para indicações ao 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com o objetivo de reconhecer boas práticas de profissionais brasileiros em suas áreas de atuação. Estão habilitados a sugerir nomes os sindicatos estaduais e os arquitetos e urbanistas de todos os estados. As indicações podem ser feitas por meio de  formulário disponível no site da FNA.

 

Para participar com sugestões, basta preencher os dados solicitados e fazer uma justificativa para a indicação (10 a 40 linhas). Também é necessário listar os projetos que o profissional indicado já desenvolveu e/ou executou e anexar imagens que mostrem o trabalho do arquiteto e urbanista indicado. Cada CPF ou CNPJ somente poderá fazer uma indicação por categoria.

 

A arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, membro do Conselho Consultivo da FNA, lembra que o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA nasceu com alguns objetivos, como disseminar boas práticas e exemplos e evidenciar o amplitude do campo de ação dos profissionais, e que, ao longo do tempo, foram sendo incorporados novos propósitos, como destacar a inovação e reconhecer as contribuições dos jovens profissionais. “Com isto, chegamos a 11ª edição com um grau de maturidade que permite também incorporar a contribuição de não profissionais ao reconhecimento da contribuição dos arquitetos e urbanistas para a sociedade brasileira”, avalia Valeska, que também é ex-presidente da FNA e do SASP, referindo-se à nova categoria.

 

A intenção do reconhecimento é identificar arquitetos e urbanistas que sejam referência em seis categorias.

 

    • Setor Privado
    • Setor Público
    • Jovem Arquiteto
    • Homenagem Especial
    • Homenagem Póstuma (nova categoria)
    • Reconhecimento da Contribuição à Arquitetura e Urbanismo (nova categoria)

 

A atuação dos profissionais a serem indicados deve ter especial alcance nas áreas científica, política, social e tecnológica com ênfase nos aspectos social e humano, através de ações, projetos ou obras que beneficiem a comunidade brasileira e mundial. Os homenageados selecionados pelo júri serão conhecidos no dia 29 de agosto. O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2016 será entregue no dia 17 de novembro, em cerimônia que ocorrerá durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, em Porto Alegre (RS), no Memorial Luíz Carlos Prestes.

 

>>> Confira o regulamento completo do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA

 

Premiada em 2015, a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, presidente da ONG Soluções Urbanas, destaca a importância deste reconhecimento ao trabalho de assistência técnica para melhorias habitacionais em favelas, desenvolvido por ela, à frente da ONG Soluções Urbanas, há 15 anos. “Essa premiação revela que os arquitetos estão cada vez mais dispostos a debater o papel da categoria na sociedade e a repensar maneiras de atuar para atende à uma população que demanda sim o nosso conhecimento, mas não tem acesso. Trata-se de uma demanda não reconhecida pelo Poder Público e até mesmo pela própria população, que, na maioria, desconhece o que o arquiteto é capaz de fazer pela produção de espaços de qualidade, além de não perceber isso como um direito. Cabe a nós desfazer essa percepção equivocada e lutar para preenchermos essas lacunas, com o compromisso de garantir o direito à cidade e moradia digna para todos”, comenta.

 

Saiba mais sobre o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

 

A láurea foi criada em 2006 em comemoração aos 27 anos da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Tradicionalmente, a comissão de seleção desta homenagem é constituída pelo presidente da FNA e pelos integrantes do Conselho Consultivo da federação, em um júri composto de no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) arquitetos e urbanistas. Em uma década, já foram reconhecidos dezenas de profissionais com trajetória de destaque em diversas áreas.