A arquiteta e urbanista Rosíris Mendes, diretora regional Norte da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e representante do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Pará (SINDARQ-PA), participa nesta terça-feira (26/7) à noite de aula pública sobre estudos culturais na Casa das Onze Janelas, no bairro Cidade Velha, em Belém do Pará. Durante o evento, que ocorre a partir das 18h e faz parte da programação VIII Ocupação do Movimento Casa das Onze Janelas pela Derrubada do decreto N°1568/2016, a dirigente fará manifestação favorável à preservação do patrimônio. “Vamos declarar o apoio da FNA e do SINDARQ/PA ao movimento”, disse Rosíris.

Publicado há pouco mais de um mês, o decreto N°1568/2016 determina a criação do Polo de Gastronomia da Amazônia, que deverá funcionar na Casa das Onze Janelas, que abrigava o Museu de Arte Contemporânea. Silvio Figueiredo, da coordenação geral da programação, destaca que os artistas de Belém vêm resistindo a essa determinação e, por isso, têm programado uma série de atividades que visa impedir a transformação de importante museu.

>>> Saiba mais sobre a programação

A professora doutora Maria Manuel Baptista, coordenadora do Doutorado em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro (UA) de Portugal, ministra a aula pública de Introdução aos Estudos Culturais, que ocorre nesta terça-feira (26/7) na Casa das Onze Janelas. A pesquisadora faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) como professora visitante.

Maria Manuel Baptista tem como especialidade Hermenêutica Cultural, pela Universidade do Minho (UMinho); também é doutora em Cultura, pela Universidade de Aveiro (UA); e mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra (UC). A professora tem como áreas de pesquisa Estudos Culturais, Filosofia, Educação, Psicologia. É Docente e integrante do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

O evento é aberto ao público que tenha interesse em participar e também para aqueles que querem aprender sobre a temática. Como se trata de uma aula introdutória, não há pré-requisitos para assisti-la. A inscrição poderá ser feita no local do evento e haverá emissão de certificado para aqueles que o solicitarem no ato da inscrição. Receberá a certificação aquele que tiver frequência.

Serviço:

Aula Pública de Introdução em Estudos Culturais na Casa das 11 janelas
Data: 26 de julho de 2016
Horário: 18h às 20h
Local: Casa das 11 Janelas, no Museu de Arte Contemporâneo, R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha, Belém – PA