O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) promove nessa quarta-feira (03/08) e quinta-feira (04/08) o lançamento da Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade. O evento é realizado no Rio de Janeiro, RJ, como parte da Jornada de Lutas contra os Jogos da Exclusão. A ideia é apresentar a Campanha, concentrada no intuito de construir coletivamente estratégias de mobilização e luta pela Função Social da Cidade e da Propriedade.
Nessa quarta-feira, a oficina aconteceu pela manhã, das 10h às 12h30, com o debate sobre os rumos da luta pela reforma urbana no Brasil. Já nessa quinta-feira, também das 10h às 12h30, serão debatidas as estratégias de mobilização, agitação e sensibilização em torno da Função Social da Cidade e da Propriedade.
A Campanha “Função Social da Propriedade Urbana: a cidade não é um negócio, a cidade é de todos nós”, discute a universalização do acesso à moradia e a terra urbana, bem como aos equipamentos e bens necessários à reprodução social. Tem relação direta e complementar com a consolidação da chamada sustentabilidade urbana, elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável mundial.
Também haverá a participação da Campanha em duas mesas que integram a programação dos Jogos da Exclusão. A primeira, nessa quarta-feira, das 17h30 às 20h, no debate “Cidade e Democracia”. Nessa quinta-feira, das 14h às 17h, comporá a mesa “Habitação e Direito à Cidade”.
A Jornada de Lutas contra Rio 2016 – os Jogos da Exclusão, acontecem desde segunda-feira (01/08) a sexta-feira (05/08). Serão cinco dias de atividades com um grande ato no dia da abertura dos Jogos.