A casa Vila Matilde, projeto de baixo custo encomendado por uma empregada doméstica ao escritório paulistano Terra e Tuma, ganhou destaque mundial. A obra da casa, localizada na Vila Matilde, na zona Leste de São Paulo (SP), recebeu três prêmios, sendo um deles do concurso internacional “Building of the year” do site ArchDaily na categoria “Casas”. O concurso elege entre milhares os 14 melhores projetos do mundo. O trabalho ganhou destaque por ter sido feito com alta qualidade e baixo custo.

O projeto da moradia de Dalva Borges Ramos, de 74 anos, voltou os olhares de todo o mundo para uma construção da periferia de São Paulo. Com R$ 150 mil, incluindo preço do projeto e a construção, a casa foi transformada por três profissionais.

A residência antiga estava implantada em um lote estreito e foi derrubada para que o novo projeto pudesse tomar forma. A proprietária morava há mais de 25 anos no terreno, rodeado por casas modestas, e guardou todas as economias que conquistou durante a vida para a reforma.

Dalva confiou o seu espaço nas mãos de três jovens profissionais: Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano. Os arquitetos transformaram o pequeno lote de 4,8m x 25m em uma casa nova, onde Dalva pode hoje morar com conforto, segurança, sem precisar abandonar seus familiares a procura de um outro imóvel.

Segundo o arquiteto Pedro Tuma, um dos sócios do escritório, o projeto sintetizou o que Dalva realmente necessitava e, além de trazer reconhecimento internacional, fortaleceu a relação entre o arquiteto e o cliente. “Isso foi um ganho para toda a classe. Algumas pessoas, muitas vezes, têm receio de procurar um arquiteto por achar que pode ser muito caro. Nós procuramos atender a necessidade da Dalva dentro das condições dela”, explicou.

Mais sobre o projeto:
A casa foi feita em concreto aparente e cimento queimado. O programa dispõe uma casa térrea, com sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte no térreo. Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e os quartos localizados na parte posterior. Na área central da casa, o pátio cumpre a função essencial de iluminar e a ventilar. Esta área serve também como extensões da cozinha e da área de serviço. No pavimento superior uma suíte foi projetada para receber visitas, totalizando 95 metros quadrados. Além disso, a área sobre a laje da sala foi apropriada como horta.