Estão abertas as inscrições para as oficinas preparatórias ao Seminário Nacional sobre o “Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”, atividade que antecede o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que será realizado em Porto Alegre (RS), de 17 a 19 de novembro. As atividades estão sendo promovidas pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS).
Ao todo, serão realizadas cinco oficinas com três debatedores convidados para cada uma. Todas acontecem no Memorial Luíz Carlos Prestes, localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº. O objetivo é ouvir profissionais em diferentes áreas de atuação com intuito de entender suas principais atividades e dificuldades enfrentadas no exercício da profissão.
A primeira oficina está prevista para o dia 16 de setembro (16/09), das 14h às 18h. Focando a Formação do Arquiteto e Urbanista, será feito um balanço das mudanças e perspectivas na educação profissional sob o título “Conteúdo do exercício da profissão – A educação do arquiteto e urbanista”.
A segunda oficina será no dia 17 de setembro (17/09), das 9h às 13h. Com o tema Projetar e Fazer deve levantar o debate sobre “O arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão” visualizando pontos como o valor do arquiteto, os desafios da profissional, trabalho, cliente e sociedade, etc.
A terceira oficina Projetar e Fazer também ocorre no dia 17 de setembro (17/09), mas das 14h às 18h. Ainda baseada no tema “O arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão”, devem ser analisados na oficina fatores como a atuação dos profissionais formados antes das novas DCNs e as dificuldades frente às novas tecnologias, a arquitetura de qualidade para a sociedade versus especulação de mercado, entre outros pontos.
A quarta oficina Planejar e Fazer deve ocorrer no dia 30 de setembro (30/09), das 9h às 13h. O debate deve ser em torno da “Responsabilidade social do arquiteto e urbanista e o contexto do exercício profissional”.
Já a quinta e última oficina Organização e Regulação está prevista também para o dia 30 de setembro (30/09), das 14h às 18h. Este bloco se concentrará no exercício da profissão e a responsabilidade social do profissional, assim como a fiscalização do exercício profissional com ênfase na função social da profissão, entre outras temáticas que serão discutidas com destaque para o “Arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão”.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas através do e-mail saergs@saergs.org.br. Os eventos serão transmitidos online e gravados para acesso posterior através da ferramenta Facelive. A entrada é gratuita. A partir dos debates realizados e de um levantamento de dados obtidos através dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT/CAU) será elaborada uma síntese para o Seminário Nacional que antecede o 40º ENSA.
Promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do país, o 40º ENSA terá a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira como escolhida para dar o nome ao encontro de 2016. O evento concentra diversas atividades com o objetivo de debater “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” em um país que ainda carrega déficits do seu processo de urbanização.