Os principais anseios da categoria, bem como planejamento, gestão e as propostas dos sindicatos para o futuro foram debatidos neste final de semana, dias 27 e 28 de agosto, em Curitiba (PR), durante o II Encontro Regional de Sindicatos dos Arquitetos e Urbanistas – II ERSA Sul. O evento reuniu representantes das três entidades da Região Sul – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq-PR), do Rio Grande do Sul (SAERGS) e de Santa Catarina (SASC). Como resultado, um documento será produzido para encaminhar pautas de interesse nacional a serem discutidas durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que ocorre de 17 a 20 de novembro, em Porto Alegre (RS).

 

 

De acordo com Victor Chinaglia, membro da diretoria regional da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o debate foi importante para organizar e discutir demandas relacionadas a contribuição sindical, direitos trabalhistas, o movimento sindical atual, entre outros assuntos. “Foi extremamente rico, porque possibilitou esclarecer questões importantes que afligem a categoria e precisam ser discutidas. A FNA vai acolher os resultados desse evento e levar para o 40º ENSA em novembro”, afirmou.

 

 

O presidente do Sindarq-PR, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, destacou que o encontro também visou a troca de experiências sobre a forma como atuam os sindicatos. “Comentamos os erros, os acertos e o que ainda pode ser feito. Todos os reflexos do que foi debatido estará no documento que ainda tem que ser aprovado pelos três sindicatos da região”, disse.

 

 

As atividades aconteceram na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). No próximo ano, o encontro deve ser realizado no Rio Grande do Sul (RS), com data ainda a ser confirmada. No ano passado, o I ERSA Sul foi realizado em Santa Catarina (SC).