Resultado de um projeto inusitado, um imóvel de Bragança Paulista, em São Paulo (SP), foi construído para ser escalado por seus moradores. A casa temática possui um paredão com três rotas de escalada distribuídas em 8,5 metros de altura e chama a atenção dos que circulam por um condomínio paulistano.
Finalizado no ano passado, o projeto foi pensado para atender ao pedido de um casal, apaixonado por escalada, e seus dois filhos, que também praticam a atividade. “Foi uma forma que encontramos de unir a necessidade do casal, que já fazia escalada em montanhas e pedras na região, a uma obra que não tem um custo tão alto”, afirma o arquiteto Vicente Seminari Filho, autor do projeto ao lado de Rodrigo Schmidt Seminari, ambos do escritório Seminari Arquitetura e Engenharia.
Segundo Filho, a parede é uma estrutura mista de concreto armado e blocos estruturais com leves diferenças de nível na superfície e agarras – apoio para mãos e pés. A cor escolhida para a parede, um Coral de tinta acrílica fosca, impede que marcas de sapatos sejam percebidas. Além disso, o acabamento é liso e evita que as pessoas se machuquem caso escorreguem enquanto escalam.