Vencedor do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, na categoria Jovem Arquiteto, Deloan Edberto Mattos Perini, de 29 anos, desenvolveu um Centro Municipal de Agricultura Urbana para a cidade de Erechim (RS). O projeto foi feito ainda no final da graduação do jovem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e engloba temáticas como saúde, relações sociais e melhoria dos espaços das cidades. A ideia prevê a avaliação do espaço, a criação de infraestrutura para apoio da agricultura urbana e o desenvolvimento de políticas públicas. O objetivo da edificação é oferecer a infraestrutura necessária para a implantação de um modelo de agricultura urbana para cidades pequenas.
A obra possui áreas de comercialização de produtos e alimentos, restaurante, espaços para a produção de alimentos orgânicos, estufas, compostagem e áreas para a realização de oficinas e palestras. Segundo Deloan, o projeto foi pensado para melhorar a qualidade de vida nas cidades. “A agricultura urbana é um tema bastante amplo e de impacto direto nas relações urbanas, carregando consigo inúmeros benefícios na área da saúde, na requalificação dos espaços urbanos e também em aspectos sociais e econômicos. Esse sistema oportuniza a melhoria na qualidade de vida daqueles que se integram diretamente ou indiretamente a ele”, explica.
Nascido em Florianópolis (SC), Deloan mora em Erechim, onde atua atualmente como arquiteto e urbanista na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação (SMOPH). “Ser ganhador do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, na categoria Jovem Arquiteto, representa um marco em minha carreira profissional. É um forte indicador de que estou caminhando na direção correta e demonstra que os profissionais de arquitetura têm muito a contribuir na melhoria da qualidade de vida em nossas cidades”, afirma o arquiteto.