Bairros de São Paulo (SP) e Lisboa estão entre os mais criativos do mundo. A Metropolis Magazine elencou os dez bairros e distritos mais criativos do mundo espalhados entre cidades de rápido crescimento urbano, como Cidade do Cabo e Mumbai.

A Metropolis reconheceu que estes bairros estão frequentemente em tensão com processos de gentrificação, mas também destacou como alguns espaços inseridos nestas áreas podem aumentar a acessibilidade do público às artes. Isso foi visto no centro de São Paulo, caracterizado pela presença de equipamentos culturais, como a galeria Pivô, em áreas outrora lembradas pela criminalidade, e em Avenida Novas, Lisboa, que recebe o festival de cinema documental DocLisboa.

Muitos destes bairros são também caracterizados por notáveis conjuntos arquitetônicos. Daimyo, subúrbio de Fukuoka, por exemplo, não é apenas repleto de livrarias e salas de concerto, mas também lar do Hotel Il Palazzo de Aldo Rossi. Já a região de Malasaña, em Madri, é lar de diversos estúdios de arquitetura e design.

Veja a lista completa elaborada pela Metropolis Magazine dos dez bairros e distritos mais criativos do mundo >>> https://goo.gl/OnBQQQ