Foram definidos na última semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), os cinco vencedores do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação deste ano. O sexto agraciado será anunciado na próxima reunião deliberativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), que está marcada para esta terça-feira (11/10). O Prêmio, criado em 2015, busca homenagear ações e programas que são destaques na vida das cidades e metrópoles brasileiras, em duas categorias: Entidades e Personalidades.
A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá durante o 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano, que ocorrerá no dia 30 de novembro (30/11), às 18h, no auditório Nereu Ramos. Com o tema “Desafios e soluções para a gestão do desenvolvimento urbano”, o evento contará com expositores de quatro países (Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Canadá) e abordará temas de interesse para o avanço sustentável e ordenado dos centros urbanos, a partir dos seguintes painéis de discussão: Saneamento Ambiental; Gestão Metropolitana; e Mobilidade Urbana.
Segundo o presidente da CDU, deputado Jaime Martins, o objetivo de cada painel será expor experiências, difundir novas tecnologias e fomentar novos paradigmas de gestão que auxiliem os participantes na tomada de decisão. O evento reunirá palestrantes internacionais, gestores públicos e representantes da comunidade científica, que discutirão experiências e propostas de soluções para os problemas urbanísticos.
Os vencedores do 2º Prêmio Lúcio Costa são:
Categoria Personalidade:
– Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte (MG). Indicado pelo deputado Jaime Martins (PSD-MG);
– Léo Heller, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e relator especial do direito humano à água e ao esgotamento sanitário da ONU. Indicado pela deputada Dâmina Pereira (PSL-MG).
Categoria Entidade:
– Caixa Econômica Federal. Indicada pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ).
– Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Governo de São Paulo. Indicada pelo Deputado Sílvio Torres (PSDB-SP);
– Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Indicada pelos deputados Toninho Wandscheer (Pros-PR) e Leopoldo Meyer (PSB-PR).