A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) convoca a categoria para Assembleia Geral de fundação e instalação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Rondônia (SINDARQ-RO) no dia 25 de novembro. O encontro está marcado para às 18h, em primeira instância, e 18h30min, segunda instância, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia (SINDUSCON-RO), localizado na rua José Camacho, nº 2.574, bairro Liberdade, em Porto Velho (RO). Na ocasião, haverá votação sobre a criação da entidade, apresentação e deliberação da proposta de Estatuto e localização, além de eleição e posse da primeira diretoria. O presidente da FNA, Jeferson Mota Salazar, que assina o edital de convocação com publicação no Diário Oficial da União (DOU), estará presente na Assembleia Geral.
Rondônia conta com cerca de 660 profissionais cadastrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RO). Atualmente, conforme explica o arquiteto e urbanista Ramon Nascimento Sousa, membro da Comissão Provisória do SINDARQ-RO, a categoria é representada na região pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge-RO). No entanto, os profissionais anseiam por uma representação legal pela defesa de direitos básicos. “É de suma importância a criação de um sindicato que nos represente. Precisamos de um apoio legal, por isso a necessidade da habilitação da entidade”, afirma.
Segundo Sousa, o Sindicato deve conceder garantia de direitos trabalhistas, valorização da categoria e atuar de maneira social entre os arquitetos e urbanistas. “Vamos ser amparados também em questões relacionadas a oportunidades de emprego, saúde, honorários, entre outras”, observa. “Agradeço o apoio da FNA, especialmente do presidente Jeferson, para que esse trâmite seja resolvido e, em breve, possamos ter nossa representação instalada”.
Pauta de discussão e deliberação:
1 – Informes Gerais;
2 – Apresentação e deliberação sobre proposta de criação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Rondônia -SINDARQ-RO;
3 – Apresentação e deliberação sobre proposta de Estatuto do SINDARQ-RO;
4 – Apresentação e deliberação sobre proposta de localização da sede do SINDARQ-RO;
5 – Eleição da 1ª Diretoria do SINDARQ-RO;
6 – Posse da diretoria eleita.
Confira abaixo o edital de convocação da Assembleia Geral: