Arquitetos e urbanistas brasileiros que vivem perto de áreas de fronteira receberão treinamento especializado para realização de projetos e execução de obras em outros países. O programa Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior vai promover, entre os meses de março e junho, cinco oficinas gratuitas de capacitação em vários pontos do Brasil, com o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente em países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.
A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Apoiam a iniciativa a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). Os objetivos das oficinas são os seguintes:
– Posicionar internacionalmente os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo que atuam em regiões de fronteira;
– Capacitar os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo fronteiriços a atuarem na Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa;
– Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo.
O coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Diniz (PE), destaca que desde 2014 a comissão tem buscado se aliar a instituições estrangeiras com o objetivo de fortalecer a atuação da Arquitetura nacional pelo mundo. “Queremos ampliar o mercado e aumentar nossa presença no exterior, tanto em termos econômicos como culturais”, afirma. “O Brasil precisa explorar melhor o potencial desses escritórios de fronteira, nessas áreas existem demandas locais que são muito importantes para o desenvolvimento regional”.
A primeira oficina, com inscrições já abertas para arquitetos e urbanistas de todo o país, será realizada no dia 31 de março em Foz do Iguaçu (PR), em parceria com o CAU/PR. Serão 100 vagas, 70 delas destinadas aos profissionais do Paraná e outras 30 aos profissionais do restante do Brasil. A agenda das oficinas é a seguinte:
– Foz do Iguaçu (PR): 31 de março.
– Santana do Livramento (RS): 12 de abril
– Chapecó (SC): 18 de maio
– Dourados (MS): 1 de junho
– Macapá (AP): 29 de junho
Recomendamos a leitura dos seguintes textos antes da inscrição:
– Apostila Built By Brazil (Apex/AsBEA)
– Apostila Tributação na Exportação (MDIC)
– Apostila Siscoserv (MDIC)
– Texto Atuação Internacional do CAU/BR