Mais de 200 profissionais e estudantes da arquitetura e urbanismo estiveram reunidos na noite de quarta-feira (23/8), em São Paulo (SP), para discutir a história e a atualidade da luta por moradia, assim como as ações do atual prefeito da cidade João Dória. Realizado pelo Centro Acadêmico Elio Batista (CAEB) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, o seminário contou com a participação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (SASP).
.
Segundo o presidente do Sasp, o arquiteto e urbanista Maurílio Chiaretti, no debate foram resgatados o papel do sindicado dos arquitetos e urbanistas e a importância da união da categoria entre si e com os movimentos que buscam moradias dignas. “Debatemos também a gestão do prefeito João Dória, da forma violenta de repressão que a classe trabalhadora está sofrente para atender os interesses imobiliários na região central, e como é a dificuldade de participar na construção de políticas públicas na área”, afirmou Chiaretti. Ele destacou, ainda, que “esse modelo de produção urbana permanece orquestrado por diferentes grupos ideológicos”, sendo que a mudança desse modelo necessita de uma modificação estrutural no trato da terra e da economia urbana.
.
O seminário terá continuidade com outras atividades, como uma visita na ocupação do São João Hotel Cambridge neste sábado (26/8). As vagas serão limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site do Sympla.