Constatar os problemas do presente e modificar o futuro buscando caminhos mais sustentáveis para as cidades estão entre os objetivos do seminário Arquitetura e Cidade: desenvolvimento sustentável e qualidade do espaço público no Grande ABC no dia 15 de março, em São Caetano do Sul, uma das sete cidades que compõem a região. A atividade está sendo promovida pela Secretaria de Obras e Habitação da cidade em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A dinâmica conta com uma mesa de abertura, quatro painéis e uma aula magna de inauguração do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

O evento abordará os problemas da região como um todo, pois, para André Paes Leme que está à frente da organização do seminário, é indispensável que, no primeiro momento, o assunto seja discutido pelas cidades do próprio Grande ABC “A região tem muitas particularidades, mas é necessária uma união entre as cidades para melhorar o desenvolvimento individual de cada uma”, defende. No que diz respeito à agenda de desenvolvimento da cidade de São Caetano do Sul, o seminário servirá como elemento de sensibilização da população à temática da sustentabilidade.

De acordo com Leme, melhorar a relação dos moradores com os espaços públicos é uma das principais pautas da atual gestão da prefeitura, considerando que o fator é indispensável para que São Caetano do Sul mantenha seu bom desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios brasileiros. O último levantamento, feito em 2010 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU, e publicado em 2013 no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, apontou a cidade com primeira no ranking nacional, com uma média de 0,862.

O prefeito da cidade, José Auricchio Júnior, será conferencista no painel “O papel do gestor público na Implementação de Inovações Urbana”, quando apresentará projetos na área de mobilidade urbana que estão sendo discutidos, bem como tratar da ampliação da rede cicloviária da cidade de 1km para 12 km. A abertura e qualificação de faixas de infraestrutura para empresas que fornecem energia (Eletropaulo) – que cortam o tecido urbano do município – também será pauta. A implementação das faixas busca ampliar os espaços de lazer públicos e a permitir a fruição coletiva das áreas verdes da cidade.

Com a presença do arquiteto Mario Biselli e do empresário Philip Yang, representando o Instituto URBEM, o primeiro painel do evento discutirá a aplicação da Parceria-Público-Privadas (PPP) em Habitação e a transformação urbana que a parceria acarretou no Centro de São Paulo.

A prefeitura deseja também tornar as ações da gestão compatíveis com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas. Por isso, o segundo painel contará com a presença do secretário-executivo da Rede Brasil Pacto Global (PNUD-ONU), Carlo Pereira, e da diretora-adjunta de Análise e Disseminação de Informações da Fundação SEADE, Rovena Negreiros, para discutir o tema na gestão municipal.

O planejamento urbano e governança regional do Grande ABC estarão no terceiro painel do seminário, com a presença do professor do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Kazuo Nakano. A região segue como assunto central, desta vez, a educação será o destaque já que, o último painel discutirá a maneira como a arquitetura é ensinada na região.

Por fim, o seminário celebra a inauguração do curso de Arquitetura e Urbanismo UCS. A aula magna do curso destacará o tema “Cidades para Pessoas: a escala humana na produção do espaço público”, com a participação do pró-reitor de graduação da universidade, Leandro Campi Prearo, e o arquiteto Ricardo Correa (TCUrbes).

O seminário ocorrerá no campus Barcelona da USCS (Av. Goiás, 3.400),das 09h00 às 20h30min, inscrições por meio dos sites www.saocaetanodosul.sp.gov.br ou www.uscs.edu.br , a entrada é gratuita.

 

Programação completa:

09:00 – 09:30 – Credenciamento

Mesa de Abertura
* 09:30 – 10:00 – Abertura: O Papel do Gestor Público na Implementação de Inovações Urbanas.
Conferencista: José Auricchio Júnior (Prefeito de São Caetano do Sul);

*10:00 – 10:30 – Parcerias Público-Privadas em Habitação de Interesse Social – São Paulo
Conferencista: Andra Robert de Carvalho Campos (Secretária Executiva da PPP da Habitação);

*10:30 – 11:00 – Desafios para Internacionalização de Projetos Urbanos
Conferencista: Arq. José Roberto Geraldine Júnior (Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/SP);

PAINEL 1 – 11:00 – 12:00 – A PPP da Habitação e a requalificação urbana do Centro de São Paulo
Conferencista: Arq. Mário Biselli (Biselli & Katchborian)
Conferencista: Philip Yang (Instituto URBEM)

PAINEL 2 – 14:00 – 15:00 – Agenda 2030: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Gestão Municipal
Conferencista: Carlo Pereira (Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global – PNUD/ONU)
Conferencista: Rovena Negreiros (Diretora-adjunta de Análise e Disseminação de Informações da Fundação SEADE)

PAINEL 3 – 15:00 – 16:00 – Planejamento Urbano e Governança Regional no Grande ABC
Conferencista: Profº Dr. Kazuo Nakano (Professor do Instituto das Cidades – UNIFESP)
Conferencista: Profº Dr. Roberto Vital Anau (Professor da Escola de Ciências Econômicas da USCS)

PAINEL 4 – 16:30 – 18:00 – O Ensino de Arquitetura e Planejamento Territorial no Grande ABC
Conferencista: Profª Dra. Rosana Denaldi (Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território – UFABC)
Conferencista: Profº Dr. João Carlos de Moraes (Coordenador do curso de Arq. e Urb. da UNIAN-SP SBC)
Conferencista: Profª M.ª Sandra T. Malvese (Secretaria de Obras e Planejamento de Rio Grande da Serra e Coordenadora do Curso de Arq. e Urb. da FSA)
Conferencista: Profº Me. Miguel Cesar Costa (Coordenador do curso de Arq. e Urb. da UNIAN-SP SA)

*19:00 – 20:30 – Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo:
Abertura – Profº Dr. Leandro Campi Prearo (Pró-Reitor de Graduação da USCS)
Abertura – Arq. Airlana F.S. Polzatto (Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de S.C.Sul)
Tema – Cidades para Pessoas: a escala humana na produção do espaço público
Conferencista: Arq. Ricardo Correa (TCUrbes)
Conferencista: Arq. Mário Figueroa (FAU-MACKENZIE/FAAP)

*20:30 – Encerramento – Arq. Enio Moro Júnior (Secretário Municipal de Obras e Habitação de S.C.Sul);