Para garantir subsídios reais para elaboração de políticas públicas eficientes para as cidades, o Observatório Metropolitano ODS (MetrODS) deu início, há ano, ao monitoramento de metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 11. O trabalho consiste em acompanhar 80 indicadores relacionados aos objetivos traçados para embasamento de planejamento urbano. A ação começou pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O projeto foi apresentado pelo coordenador do MetrODS, Cid Blanco, durante painel mediado pela vice-presidente da FNA, Eleonora Mascia, na Região Ampliada da FNA, em Brasília. Segundo ele, a meta é ampliar a coleta de dados para outras regiões. A experiência deve ser aproveitada também para acompanhamento dos ODSs da UIA2020. “O debate sobre políticas públicas deverá ir para dentro do congresso da UIA no Rio de Janeiro com um viés transversal”. O presidente do IAB, Nivaldo Andrade, ressaltou a importância de levar o debate das questões alinhadas para o evento. “Será uma grande contribuição e gostaríamos de contar com sua colaboração para a formatação do debate sobre o tema na UIA2020”.

O ODS 11 integra diversas demandas a serem atingidas até 2030. Entre elas habitação segura e adequada, transporte acessível, urbanização inclusiva e sustentável, salvaguarda ao patrimônio cultural e redução do impacto ambiental negativo per capta por cidades.