Salvador (BA) vai ser palco da divulgação dos resultados mais recentes das atividades de pós-graduação na área de arquitetura e urbanismo nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e da prática profissional. A cidade foi escolhida para sediar V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (V ENANPARQ), que ocorrerá de 13 a 19 de outubro na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA).

Nesta edição, a temática proposta é Arquitetura e Urbanismo no Brasil atual: crises, impasses e desafios. Trabalhos com este tema deverão ser enviados para avaliação até o dia 31 de maio de 2018. Poderão ser inscritos trabalhos para três diferentes modalidades relacionadas aos eixos temáticos do evento: mesas temáticas; simpósios temáticos; oficinas e práticas urbanas. Cada proponente poderá apresentar até três propostas para o conjunto de modalidades.

FNA apoia o evento

O ENANPARQ é um dos mais importantes eventos acadêmicos nacionais da área envolvendo atualmente 43 programas de pós-graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo. Pela sua relevância no cenário brasileiro, o encontro tem o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com representação na Mesa Institucional. “O evento trará reflexões sobre a formação, produção e lacunas da área”, afirma Angela Maria Gordilho Souza, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP e professora permanente da FAUFBA. A previsão da coordenação é de receber um público superior a 500 pessoas entre docentes, discentes e profissionais do Brasil e do exterior.

Segundo Angela, o ENANPARQ considera o contexto atual relacionado ao campo de atuação da arquitetura e urbanismo promovendo o debate sobre a produção científica recente nas universidades brasileiras, em diálogo com as práticas e com a produção internacional. “O evento fomenta a reflexão crítica sobre as permanências e perspectivas dentro de um contexto de crises, impasses e desafios”, afirma a coordenadora. Ela explica que a crise brasileira nas dimensões política, econômica e social afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, do ambiente e das relações institucionais produtivas.

“A crise traz impasses a todas as áreas profissionais com forte impacto sobre a arquitetura e urbanismo nas suas múltiplas formas de ação”, explica Angela De acordo com a coordenadora, o campo de atuação está sendo duramente afetado não apenas pela escassez de investimentos, vulnerabilidades e enfraquecimento de ações contínuas na construção, preservação e produção de espaços, mas principalmente em relação às políticas públicas de interesse social e coletivo.

A pós-graduação em arquitetura e urbanismo cresceu significativamente nos últimos 30 anos, contribuindo para uma ampla formação de mestres e doutores, intercâmbios internacionais e ampliação da produção científica no Brasil, revelada sobretudo na publicação de livros e produção de artigos em eventos nacionais e internacionais. Na avaliação de Angela, a relação mais estreita da pós-graduação com a teoria e a prática é fundamental, sendo um dos grandes desafios para uma produção cientifica genuinamente brasileira.

Ela destaca que nas últimas décadas se sobressaem, além do grande acervo bibliográfico, as contribuições da área na preservação do patrimônio, na produção imobiliária e, sobretudo, na criação de marcos legais para políticas urbanas inovadoras, visando cidades mais adequadas, socialmente mais equitativas e ambientalmente sustentáveis. “Esses avanços, no entanto, estão fragilmente efetivados na prática, assinalando-se retrocessos de investimentos nos últimos anos”, pontua ela, afirmando a necessidade de fomento à pesquisa, ao ensino e a projetos extensionistas, de experimentação, inovação tecnológica própria e inserção social.

Saiba mais sobre o ENANPARQ

Nessa quinta edição, o ENANPARQ está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU/UFBA), pelo Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE/UFBA) e pela Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (Residência AU+E/UFBA).

O V ENANPARQ em Salvador dá continuidade aos eventos homônimos promovidos a cada biênio. O primeiro encontro ocorreu em 2010, no Rio de Janeiro, seguido pelos encontros em Natal (2012), São Paulo (2014) e o mais recente, em 2016, em Porto Alegre. Mais informações no site do evento.