Foto: Marina Lima/Arquivo Instituto Bardi/ Casa de Vidro

Esgotado durante os últimos dez anos, o livro Lina Bo Bardi ganhou a 4ª e a 5ª edição. As publicações marcam os 25 anos da obra, que teve sua 1ª edição em 1993, um ano após o falecimento da arquiteta e urbanista modernista ítalo-brasileira. O livro traz um panorama da obra e do pensamento de Lina por meio de textos, desenhos e fotografias.

“A obra de Lina é referência obrigatória para aqueles que veem na arquitetura a possibilidade de lutar por um mundo mais justo e confortável”, diz o arquiteto e urbanista Marcelo Ferraz, que organizou o livro. O profissional trabalhou por 15 anos com a arquiteta, compartilhando ideias e desafios.

Para Ferraz, o livro permanece atual e instigante, mostrando Lina por Lina sem modismos, folclore ou mistificação. A capa atual, fotografada por Nelson Kon, revela um detalhe do jardim vertical, projetado por Lina para o Palácio das Indústrias, sede da Prefeitura de São Paulo, em 1990.

A 4ª edição foi lançada no dia 26 de maio pelo Instituto Bardi / Casa de Vidro, em parceria com a Romano Guerra Editora, de São Paulo (SP). Presidente do Conselho de Administração do Instituto Bardi / Casa de Vidro, Sonia Guarita do Amaral ressalta que a reedição foi viabilizada por meio da Lei Rouanet / MINC com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado – Secretaria da Cultura e apoio da EDP. A 5ª edição pode ser adquirida pelo site da Romano Guerra Editora.

Livro Lina Bo Bardi
Organização: Marcelo Ferraz.
Concepção editorial: André Vainer, Marcelo Carvalho Ferraz e Marcelo Suzuki
Projeto Gráfico: Victor Nosek
Seleção e edição de textos: Isa Grinspum Ferraz
Edição: Instituto Bardi / Casa de Vidro e Romano Guerra Editora

4ª edição – 3 mil exemplares
Realização: Ministério da Cultura, Lei Rouanet
Patrocínio: Imprensa Oficial do Estado – Secretaria da Cultura
Apoio: EDP