Estão abertas as indicações de nomes para o 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e para o Prêmio FNA 2018. A premiação FNA 2018 foi instituída para homenagear pessoas, eventos e obras de não-arquitetos que contribuíram para as lutas da categoria alinhadas com os propósitos defendidos pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano é concedido pela FNA nas categorias Setor Público e Setor Privado. O objetivo é destacar a ação de profissionais que atuam em atividades vinculadas ao aperfeiçoamento, fortalecimento e reconhecimento da função social da profissão.As recomendações podem ser feitas por arquitetos e urbanistas brasileiros ou sindicatos representativos da profissão e remetidas por meio de formulário eletrônico localizado no site da FNA, até o dia 20 de julho.

Foto: Fernanda Lanzarin

As indicações devem vir acompanhadas de justificativa e dados do proponente. O cronograma foi alinhado em reunião do Conselho Consultivo da FNA realizada no sábado (09/06), na sede da FNA, em Porto Alegre (RS). O colegiado, a quem cabe a escolha dos agraciados, reúne o atual presidente, Cicero Alvarez, e os ex-presidentes Clóvis Ilgenfritz da Silva, Newton Burmeister, Orlando Cariello, Valeska Peres Pinto, Kelson Senra, Eduardo Bimbi, Ângelo Arruda e Jeferson Salazar. Os vencedores devem ser divulgados no dia 28 de julho, e a solenidade de entrega ocorrerá no dia 23 de novembro, durante a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa), em Brasília (DF). O evento é uma promoção da FNA em parceria com o sindicato Arquitetos DF.

Durante a reunião em Porto Alegre, o Conselho Consultivo ainda alinhou uma sugestão de programação para o Ensa, previsto para os dias 23, 24 e 25 de novembro. Entre os temas principais a serem debatidos estão os desafios do mundo do trabalho na conjuntura brasileira e as estratégias para ampliar o diálogo sobre assuntos relevantes para a Arquitetura e Urbanismo entre profissionais, sociedade, academia e juventude.

Como de costume, está previsto seminário a ser promovido pelo sindicato local. Neste ano, a proposta é abordar a pauta do Congresso da UIA2020 e o aniversário de 10 anos da Lei nº 11.888, que garante às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

O Conselho Consultivo ainda sugeriu alterações no Estatuto da FNA e pontuou algumas propostas de ajustes no regime eleitoral para o pleito de 2019. Todas as proposições alinhadas serão apresentadas para apreciação em plenário no Ensa. Participaram da reunião o presidente da FNA, Cicero Alvarez, os ex-presidentes Clóvis Ilgenfritz, Valeska Peres Pinto, Newton Burmeinster, Eduardo Bimbi e Jeferson Salazar (por vídeo conferência), além da secretária geral da federação Fernanda Lanzarin.

Para mais informações sobre o 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, clique aqui.

Para mais informações sobre o Prêmio FNA 2018, clique aqui.