Estão abertas as inscrições para o III Seminário Nacional sobre Patrimônio Histórico, que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2018, das 9h às 17h40min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Victorino Fabião Vieira (AVFV), com sede em Pelotas, o evento busca fomentar o debate e gerar resultados práticos, com ações que mudem o quadro do Rio Grande do Sul em termos de patrimônio cultural, segundo a arquiteta Verônica Di Benedetti, integrante do Conselho Cultural da AVFV e da Comissão Organizadora do evento. “A intenção é trazer experiências de outras regiões do país, para que possamos trazer novas possibilidades ao Estado e fazer contrapontos com iniciativas locais”, diz Verônica.

A programação, que ainda está sendo definida, incluirá um painel sobre o tema Cursos Universitários e a Capacitação para Intervir nas Preexistências Edificadas: o que estamos ensinando, com a professora Regina Tirello, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp,de Campinas (SP). Também estão confirmados os painéis Educação Patrimonial, com a professora Maria de Lourdes Horta, museóloga, diretora de Patrimônio e Cultura do Instituto Preservale, do Rio de Janeiro (RJ), e Conjunto Histórico e Tradições de Pelotas, com a advogada e socióloga Hilda Simões Lopes Costa.

O tema Turismo Cultural será apresentado pela professora Suzana Gastal, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Haverá ainda o painel Convenções da ONU sobre Proteção do Patrimônio Cultural e Observância em Solo Brasileiro, com a professora Patrícia Trunfo, advogada da União e presidente da AVFV.

Voltada à restauração dos prédios históricos de Pelotas, a AVFV nasceu de uma iniciativa para recuperar o castelo João Simões Lopes Neto, construído no início da década de 20 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). A atuação da entidade é baseada em quatro frentes: preservação, legislação patrimonial, educação patrimonial e turismo cultural. “A associação busca na multisciplinaridade as soluções para o resgate do patrimônio cultural”, destaca Verônica.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site Eventbrite, ao preço de R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudantes.