Uma nova ferramenta promete facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam na Arquitetura de Interiores. Há cerca de um mês, a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (AAI Brasil-RS) lançou o calculAAI, o primeiro aplicativo voltado para a gestão de despesas do escritório e o cálculo de honorários profissionais para projeto e execução de Arquitetura de Interiores.

No final de maio, em Porto Alegre, os participantes do evento Reciclagem Profissional tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a nova tecnologia – que pode ser baixada em sistema Android ou iOS em diferentes plataformas. A apresentação do app aos profissionais da Arquitetura de Interiores deve se repetir em breve, com a edição de mais um evento de reciclagem.

Segundo a presidente da AAI Brasil–RS, Flávia Bastiani, a inovação reforça o método do cálculo hora-escritório e não por tabela de metro quadrado. “É uma solução prática que considera os custos totais operacionais do escritório, como gastos com energia, funcionários, telefone, combustível nos casos de necessidade de deslocamento, e outros”, afirma. O calculAAI utiliza como base o Guia de Orientação Profissional (GOP), elaborado pela entidade e que já está na 9ª edição. Neste ano, o GOP ganhou uma versão digital (e –book) que supera os 300 downloads no site da AAI Brasil/RS. Tanto a 9ª edição do GOP como a versão digital contaram com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

“O aplicativo basicamente se divide em duas partes. A primeira faz um mapeamento do custo hora/escritório. É nesta fase que o profissional deve lançar os números que no final vão dizer o valor que ele deve cobrar por determinado projeto”, pontua Flávia. Já a segunda parte do app é para análise do escopo, que lista os objetivos específicos, entregas, tarefas, custos e prazos da obra.

Foto: ElectroSawHQ Visualhunt/Istock