A cidade é a melhor sala de aula para o futuro. Esse é pensamento por trás do primeiro Seminário Internacional de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, batizado de Cidade=Universidade, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ) de 19 e 21 de julho de 2018 em dois locais – o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR). O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) em parceria com o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e diversas universidades, além de entidades internacionais como o Comitê Internacional para a Documentação e Preservação do Movimento Moderno (DOCOMOMO), a ONU Habitat, por intermédio do Instituto Niemeyer, e a Archiprix, a maior premiação mundial para projetos de estudantes de arquitetura e urbanismo.

De acordo com os organizadores, o Cidade = Universidade é uma proposta inédita que reúne três eventos – o Seminário CAU/RJ-ABEA, no dia 19, no Museu do Amanhã; o Seminário DOCOMOMO/Rio-ABEA, no dia 20, também no Museu do Amanhã, e o Seminário do CAU/RJ-CEAU, no dia 21, no MAR – a partir de um pensamento comum. O objetivo é reunir representantes de governo e sociedade civil com diretores, coordenadores, professores, pesquisadores e estudantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo nacionais e internacionais para debaterem o presente e o futuro da formação dos profissionais em face dos desafios do século 21 no Brasil e em diferentes partes do mundo.

Segundo o presidente da ABEA, João Carlos Correia, a expectativa é que o evento proporcione uma real discussão sobre a cidade e o papel das universidades na formação de arquitetos e urbanistas. “É a universidade saindo dos seus muros. Apesar de fazer parte das grades curriculares, essa discussão fica em segundo plano”, afirma. Correia lembra que o seminário integra o calendário do projeto “Rio de Janeiro a Janeiro”, parceria entre o governo federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio para fomentar o turismo e a economia da cidade com a realização de eventos de cultura, esporte, turismo e negócios durante todo o ano.

Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2016, por sua paisagem cultural urbana, o Rio de Janeiro é candidato a se tornar a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Também será a sede do XXVII Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA 2020 RIO). Por isso, o Cidade=Universidade pretende elaborar, a partir dos seminários de 2018 e 2019, propostas para a cidade a serem apresentadas na sua edição de 2020. “Será uma preparação para a UIA 2020 RIO, um estímulo à participação no congresso”, afirma o presidente da ABEA.

A programação do Cidade=Universidade inclui 39 palestrantes, entre arquitetos, urbanistas, professores e dirigentes de entidades do setor, e pode ser conferida no site https://www.cidadeuniversidade.com. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo mesmo site.