Estão abertas as pré-inscrições para o Seminário Internacional Gestão Inovadora de Bairros Históricos – Fábrica de Restauro, que será realizado em São Paulo em 10 e 11 de setembro. O evento é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com o CAU/SP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB/SP).

De acordo com o CAU/BR, o evento busca apresentar novas alternativas de trabalho para jovens arquitetos na área de preservação da memória com uma abordagem inclusiva, aproveitando as experiências nacionais e internacionais nesse campo. O seminário faz parte das ações preparatórias para o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA2020RIO) e capacitará lideranças das entidades que compõem o Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) para as futuras ações a serem desenvolvidas com os arquitetos.

Sob essa perspectiva, um dos destaques do evento será a instalação de uma Fábrica de Restauro, a cargo da Universidade Mackenzie, um projeto experimental formulado para o bairro do Bexiga – também conhecido como Bela Vista. Situado na região central de São Paulo (SP), o bairro concentra 905 dos cerca de 4 mil imóveis tombados na cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (CONPRESP). Reduto de italianos no começo do século 20, é um dos bairros paulistanos mais tradicionais e abriga o Museu Memória do Bixiga, cujo prédio será o objeto de trabalho da oficina de restauro.

Segundo a arquiteta e urbanista Nadia Somekh, coordenadora adjunta da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, a iniciativa propõe uma mobilização social que garanta recuperar coletivamente o bairro, sem criar perspectivas de gentrificação. “A ideia é capacitar lideranças para replicarem o modelo participativo de restauração do patrimônio cultural. Será um primeiro passo. Depois, iremos fazer um livro, vídeos e montar cursos para disseminar a ideia”, afirma.

A programação do seminário ainda está sendo elaborada. Entre os palestrantes confirmados, estão Alain Lipietz, do Centre Pour la Recherche Économique et ses Applications (CEPREMAP – Centro para a Pesquisa Econômica e suas Aplicações); Barbara Lipitez e Edesio fernandes, da Bartlett Development Planning Unit (DPU – Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Bartlett) da University College London (UCL); Henry Russell, da Reading University e Heritage, e Kate Dicson, do Heritage Trust Network (Rede de Financiamento do Patrimônio). Os debates irão contemplar a identificação de fontes de financiamento para bens tombados, entre outros temas. Também está prevista a análise de estudos de casos financiados pelo Lotery Heritage Fund e Architectural Heritage Fund, da Inglaterra.

A pré-inscrição para o seminário pode ser feita pelo link https://caubr.typeform.com/to/b9BS55.

Foto: Museu Memória do Bixiga (Divulgação/Museu Memória do Bixiga)