Com o tema “A Cidade, o Urbano e o Humano”, será realizado de 18 a 21 de setembro, no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 15º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. O evento é organizado por quatro programas de pós-graduação sediados na cidade – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB), da UFRJ; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas(PPGDT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – em colaboração com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo é refletir e trocar experiências sobre os processos de estruturação urbana e de intervenção na cidade.

De acordo com os organizadores, ao reunir pesquisadores de diferentes campos, como arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, economia, geografia, sociologia, antropologia, filosofia e artes, o seminário busca aglutinar os rumos da pesquisa urbana e seus enfrentamentos teóricos e metodológicos sobre os vínculos dos homens e dos grupos sociais com seu território citadino.

Os debates serão divididos de acordo com quatro eixos temáticos:

Ideários, urbanismos e processos de institucionalização – Memória do pensamento urbanístico; história dos escritos; escolas e filiações teóricas; itinerários profissionais; circulação das ideias e das práticas; normas, planos, projetos, proposições e meios técnicos; instituições, burocracias especializadas e organizações da sociedade civil; discursos e fontes documentais; visões contemporâneas.

Vilas e cidades, urbanização e regionalização– narrativas de assentamentos e cidades; processos de formação do domínio regional e definição de fronteiras; antigas e novas centralidades; favelização, suburbanização, periferização e metropolização; segregação, precarização, lutas sociais e as vozes pelo direito à cidade).

Representações, subjetividades e saberes sobre a cidade – Olhares da ciência social, antropologia, filosofia e psicanálise; sensibilidades e imaginários da cidade no cinema, na literatura, no teatro, na fotografia, nas artes plásticas, imprensa e publicidade; arte pública e arte popular; sociabilidades e identidades; mal-estar do viver urbano, violência, discurso do ódio e cidade de exceção.

Paisagem cultural e patrimônio – Vestígios materiais e memória coletiva; a paisagem natural e cultural da cidade e da região; políticas públicas de salvaguarda e instrumentos de planejamento urbano; agentes e instituições da preservação; centros históricos e cenários urbanos; mercantilização da imagem urbana e turismo.

Além das sessões temáticas, a programação inclui mesas-redondas, oficinas e minicursos. Informações e inscrições pelo site https://www.even3.com.br/xvshcu.

Foto: Rio de Janeiro (Luc Kohnen/iStock)