Texto: Patrícia Feiten

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) está selecionando quatro arquitetos e urbanistas para trabalharem em um projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) desenvolvido em São Leopoldo. Os selecionados integrarão uma equipe que apresentará projetos de nova edificação, reforma e/ou ampliação de 68 moradias na Ocupação Cerâmica Anita, localizada no bairro Vicentina, como parte do processo de regularização fundiária da comunidade. A iniciativa é patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e conta com a parceria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

De acordo com o edital da seleção, os profissionais contratados prestarão serviços de assistência técnica durante quatro meses. As atividades serão distribuídas em três etapas: produção de projetos, atendimento às famílias beneficiadas e oficinas, em uma média de 22 horas semanais de trabalho. A produção de projetos será concentrada em um escritório montado na Unisinos, em dois turnos de quatro horas diárias de segunda a sexta-feira. O atendimento individual às famílias será realizado aos sábados e eventualmente aos domingos, de acordo com a demanda e disponibilidade dos beneficiários, no galpão da própria comunidade, no bairro Vicentina.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail athis@iabrs.org.br até às 18h do dia 31 de agosto. A seleção será feita em três etapas: análise da documentação exigida no ato da inscrição (caráter eliminatório); análise de currículo e portfólio (caráter classificatório e eliminatório) e entrevista (caráter classificatório e eliminatório). O resultado será divulgado em 7 de setembro, na página oficial do IAB/RS.  O edital da seleção pode ser consultado no link.

A Ocupação Cerâmica Anita teve início há quatro anos, quando 68 famílias ocuparam parte de um loteamento no bairro Vicentina. Em março deste ano, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou a desafetação de área, decretando o terreno com área de especial de interesse social (AEIS) e garantindo a permanência dos moradores.

Imagem: artisticco (iStock)