Desde 2012, o fotógrafo americano Johnny Miller usa drones para captar o abismo entre as condições de vida dos mais ricos e dos mais pobres. Batizado de Unequal Scenes (Cenas Desiguais), seu projeto registra a desigualdade em fotos aéreas de cidades em diferentes partes do mundo, como México, Tanzânia, Índia e países africanos, onde condomínios de luxo convivem lado a lado com áreas de extrema pobreza.

Miller começou o trabalho quando se mudou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para cursar antropologia. No local, registrou os efeitos da política de segregação racial que vigorou no país entre 1940 e 1990.

Vistas do alto, as cidades focadas por ele expõem a gentrificação e a privação que nem sempre são evidentes para quem circula pelos locais. “As discrepâncias em como as pessoas vivem às vezes são difíceis de se ver do chão. A beleza de poder voar é ver as coisas de uma nova perspectiva – de ver as coisas como realmente são”, escreveu o fotógrafo em sua página no Facebook.

Em Mumbai, na Índia, a foto feita com o drone mostra o centro financeiro da cidade, com seus arranha-céus de aço e vidro, e a favela de Dharavi, onde moradores usam lonas azuis como teto para suas casas precárias. A favela foi cenário da produção Quem quer ser um milionário?, vencedora do Oscar de melhor filme em 2009. Em outro recorte da desigualdade, na Cidade do México, Miller fotografou o bairro de Santa Fé, onde as construções de ricos e pobres dão a impressão de comporem uma montagem. Outros trabalhos do fotógrafo podem ser conferidos no seu site, neste link.

No Brasil, uma das imagens mais emblemáticas da desigualdade urbana foi captada em São Paulo (SP) pelo fotógrafo Tuca Vieira em 2004, para ilustrar uma reportagem do jornal Folha de S Paulo. Feita de um helicóptero, a foto mostra lado a lado o sofisticado bairro Morumbi e a favela de Paraisópolis, uma das regiões mais pobres da cidade. A imagem pode ser conferida nesta página.

Fonte: Fórum Econômico Mundial (www.weforum.org)

Fotos (reproduções)

Destaque: Mumbai, na Índia (Johnny Miller/Unequal Scenes)
Ao centro: Cidade do México e Loresho, no Quênia (Johnny Miller/Unequal Scenes)
Acima: Dar es Salaam, na Tanzânia (Johnny Miller/Unequal Scenes)