A necessidade de profundas e urgentes reformas necessárias nas cidades brasileiras, especialmente na superação das desigualdades sociais, será o mote das discussões realizadas na 24ª Semana de Planejamento Urbano e Regional (Semana PUR), realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prevista para acontecer de 8 a 11 de outubro, a edição deste ano terá como tema “A República e a Democracia: desafios para o planejamento urbano e regional”.
O evento, realizado desde 1994, é conhecido por ampliar e renovar o diálogo entre o corpo social da universidade (alunos de graduação, pós-graduação, ex-alunos, técnicos administrativos, professores dos programas de pós-graduação e graduação) e a sociedade. Segundo o professor do instituto, Juciano Rodrigues, os motivadores dos debates foram os retrocessos políticos e sociais ocorridos no Brasil, que colocam em xeque a democracia e os princípios republicanos que norteiam a construção da sociedade.
O conteúdo das palestras se concentrará na produção científica do instituto, sendo resultado das pesquisas e reflexões que estão sendo desenvolvidas. “Avaliamos que isso pode ter implicações sobre a vida nas cidades. Em contextos como esse, há ataques diretos aos canais de participação e de controle social, às políticas públicas de caráter mais universal e aos direitos humanos”, argumenta Rodrigues. Um dos exemplos citados pelo docente, que também é pesquisador do Observatório das Metrópoles, são as medidas que, em nível federal, restringem os gastos sociais, como a intervenção militar na cidade do Rio de Janeiro.
As inscrições para ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas aqui. Mais informações podem sem encontradas no site do IPPUR ou e via e-mail: semanapur2018@ippur.ufrj.br. O cronograma das palestras pode ser conferido clicando aqui.
Foto: Mesquita FMS /Istock