Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em uma exposição em Portugal.

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, “Irradiações” abre dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura, localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto. Serão abordados cinco projetos de matrizes radiais desenvolvidos pelo arquiteto nos anos 1960, evidenciando sua atenção para as dimensões coletiva e pública dos espaços.

Arquivo Fabio Penteado Centro de convivência cultural de Campinas -1967-1968 – © Casa da Arquitectura

A seleção destaca 14 desenhos originais do Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965), Mercado do Portão (Curitiba, 1965), Teatro de Ópera (Campinas, 1966) e do Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1967-68).

Além dos desenhos, informações variadas e textos curatoriais dos projetos, uma grande maquete do Centro Cultural de Convivência será apresentada na mostra, que tem design gráfico de Celso Longo e Daniel Trench e expografia de Juliana Prado Godoy.

“Irradiações” é a primeira ação realizada pelo Arquivo Fabio Penteado, criado para difundir e preservar a obra do arquiteto, com coordenação de sua filha Adriana Moura Penteado. O acervo com mais de dez mil itens também tem curadoria de Perrotta-Bosch. Outras ações estão previstas para este ano, como o lançamento do site com acervo digitalizado, a publicação de sua primeira biografia e uma retrospectiva em São Paulo.

Arquivo Fabio Penteado – Mercado do Portão, Curitiba 1965 – ©Arquivo Fabio Penteado

Informações: Sofia Carvalhosa Comunicação