Na semana em que Porto Alegre (RS) completa 247 anos, o projeto “Viva o centro a pé” promove uma edição especial para comemorar o aniversário da capital dos gaúchos. O passeio guiado será realizado entre a Praça da Alfândega e a Rua dos Andradas (antiga rua da Praia). Com orientação do arquiteto e urbanista Luiz Merino de Freitas Xavier, integrante do Programa PAC – Cidades Históricas.

A Praça da Alfândega é uma das praças mais tradicionais da capital. É conhecida como o local onde nasceu a cidade, época em que havia uma ligação mais próxima com o Guaíba, o porto e seu comércio. Local que, desde 1955, abriga um dos mais tradicionais eventos da capital, a Feira do Livro. Após visitar a praça, os participantes percorrerão a Rua dos Andradas, a mais antiga da cidade, carinhosamente conhecida entre os porto-alegrenses como Rua da Praia. A via tem esse ‘apelido’, pois na época de sua criação percorria à margem do Guaíba. Porém, após sucessivos aterramentos, acabou se afastando das águas. O passeio inclui ainda o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), Memorial do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mário Quintana e a Igreja das Dores.

Praça da Alfândega durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre Foto: Joel Vargas/PMPA

O projeto existe há mais de 10 anos e foi criado com o intuito de possibilitar que o morador da cidade de Porto Alegre conheça mais o Centro Histórico. “O centro é o único bairro que pertence a todos os moradores. É uma cápsula de conhecimento”, destaca.

Mesmo sendo pensando para o morador de Porto Alegre, o profissional ressalta que isso não impede de que pessoas de fora da cidade integrem o passeio. Segundo ele, os orientadores procuram buscar um “meio termo” na condução da atividade, visando contemplar ambos os grupos: as pessoas com mais e pessoas com menos conhecimento histórico da região.

De acordo com Xavier, é uma característica das cidades brasileiras que os centros sejam o ponto de partida para o seu desenvolvimento, por esse motivo, existe um interesse em revitalizar e preservação esses espaços. Quanto à arquitetura da região, o profissional destaca o Mercado Público. “É uma visão bem pessoal, cada profissional vai citar um marco arquitetônico”, avalia. Além do tradicional mercado, Xavier cita o Teatro São Pedro, Igreja das Dores e Casa de Cultura como referências de arquitetura no centro da cidade.

Igreja Nossa Senhora da Dores Foto: Joel Vargas/PMPA

O evento será realizado no sábado (30/03), a partir das 10h.  O grupo partirá do Farol Santander (rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico). Para se inscrever no evento é necessário acessar o site: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/

Sobre o projeto:

O “Viva o Centro a pé” é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre com o intuito de valorizar o Centro Histórico da Cidade. A região foi escolhida levando em consideração sua diferenciação em relação às demais regiões da cidade, reforçando e qualificando sua atratividade.

Fonte: Imprensa FNA/Prefeitura de Porto Alegre