Como viabilizar economicamente a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), planejamento financeiro e ações estratégicas? Essa pergunta será respondida na palestra do economista e engenheiro Eduardo Moreira, que será realizada nesta sexta-feira (05), em Curitiba. O evento ocorrerá no Centro Cultural Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), a partir das 19h. Eduardo Moreira é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Economia na Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD), além disso, tem experiência em comunidades de sem-terra e no mercado financeiro.

A palestra tem vagas limitadas e as inscrições são gratuitas.

Moreira ressalta a importância da discussão especialmente em relação ao combate às desigualdades sociais no Brasil. Segundo ele, a inovação e a tecnologia não são capazes de acabar com esse problema, assim como não existem recursos naturais suficientes para sustentar uma economia acelerada. “É preciso repensar o modo de vida das cidades para equacionar problemas que são grandes, como a sustentabilidade”, pontua. Vale ressaltar que Lei Federal nº 11.888/2008 garante para famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita de arquitetos e urbanistas e engenheiros para projeto, reforma e construção.

A organização da palestra é da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). O evento é gratuito. Segundo a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes, a discussão da ATHIS ocorre em um momento estratégico do desenvolvimento das cidades. “A ATHIS brinda a população com menor condição financeira levando qualidade de vida a partir do serviço de Arquitetura e Urbanismo”, explica.

Ela ressalta ainda a relevância da palestra estar inserida em um momento de discussão da necessidade de fortalecimento da categoria. “Os arquitetos e urbanistas são mais fortes quando estão todos juntos. Precisamos unir todas as instituições”, afirmou.

Para o presidente da FNA, Cicero Alvarez, a palestra de Eduardo Moreira qualifica ainda mais o debate e as ações realizadas pelas entidades sobre o tema, como a FNA, os sindicatos de arquitetos e urbanistas e os Institutos de Arquitetos e Urbanistas. Além disso, contribui para as ações que o CAU tem realizado para implementar a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), como a cartilha desenvolvida pelo CAU/SC, depois relançada em parceria com o CAU/BR.

O presidente da FNA ressaltou a organização conjunta com o CAU/PR que tornou possível a palestra de Eduardo Moreira. Ele possui experiência tanto com a realidade das favelas, quando era estagiário durante o curso de Engenharia, quanto com o mercado financeiro, em que também atuou.

“Essa experiência pode nos ajudar a superar gargalos e encontrar caminhos para superar a desigualdade que cada vez se amplia pelas escolhas políticas atuais”, ressaltou. Para Cicero, as Entidades e os CAU ficam mais fortes atuando em conjunto: “Juntos somos fortes”.