A Câmara dos Deputados prestou homenagem, nesta terça-feira, aos 48 anos de fundação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE). Parceira da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) no Conselho Nacional das Cidades, a entidade atualmente concentra sua luta para que a Caixa Econômica Federal não seja privatizada, nem perca sua função de inclusão social e de fomentadora do desenvolvimento do país.

O presidente da FENAE, Jair Pedro Ferreira, subiu ao púlpito e destacou, em seu discurso, a longa jornada da federação na luta com os trabalhadores, ao lado de quem busca um país melhor e defende uma empresa pública importante para o país, como é a Caixa Econômica Federal. “Essa é uma data importante pra gente. Eu fico imaginando, em 1971, a coragem das pessoas de montar uma federação naquele momento. “A FENAE sempre esteve junto com os movimentos sociais, de moradia, dos parceiros que estão conosco no Conselho Nacional das Cidades. Mas a bandeira principal da federação, hoje, é a defesa da Caixa federal como banco público”, proferiu.

O coordenador do Arquitetos DF, que, na cerimônia, representou a FNA, Danilo Matoso, ressaltou que o evento foi uma homenagem a toda a categoria bancária, a qual conta com muitos arquitetos e urbanistas, inclusive na Caixa. “Ela é uma instituição que fomenta o desenvolvimento, a redução das desigualdades por meio do financiamento habitacional. E os arquitetos da Caixa contribuem também para isso por meio de seu trabalho”, ressaltou. Matoso reforçou que a Caixa está sendo brutalmente atacada pelo governo federal, não só no sentido amplo, por meio da nomeação de um banqueiro para a direção da instituição. Mas, também, com corte de programas, de linhas de crédito habitacionais e usando remanejamento interno para fazer com que os funcionários façam adesão ao programa de demissão voluntária. “Precisamos defender os direitos dos trabalhadores e beneficiários das políticas nacionais da Caixa”, conclamou.

De acordo com a deputada federal Erika Kokay, autora do requerimento da homenagem na Câmara dos Deputados e também defensora da Caixa enquanto banco público, iniciou sua fala colocando o adesivo da FENAE e repetindo o slogan da última campanha da federação:” não tem sentido enfraquecer a Caixa”.E disse: “a FENAE fortalecida representa a Caixa fortalecida. Há anos, a FENAE luta para que a Caixa não seja fundida com outras empresas ou dilacerada, transformando-se num banco de fomento. Por isso, é uma alegria imensa estar aqui, hoje, comemorando os 48 anos da FENAE”, declarou.

O presidente da FNA, Cicero Alvarez, destacou que a Fenae é uma parceira imprescindível na defesa da Caixa e da soberania nacional e parabenizou a entidade. “A Fenae representa os trabalhadores da CAIXA em sua a luta por um país melhor e mais justo para todos”, pontuou.

Foto em destaque: Danilo Matoso

Presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, e coordenador do Arquitetos DF, Danilo Matoso, defendem a função social da Caixa Econômica Federal