A Comissão Eleitoral que coordena o processo eleitoral da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) homologou a lista de delegados que participarão do 43º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), em Salvador. Os representantes sindicais têm direito à voto na eleição para a gestão 2020/2022, marcada para o dia 30 de novembro e que escolherá a nova diretoria e o conselho da federação.
A reunião foi realizada no domingo (6/10), na sede do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs), em Porto Alegre (RS), e contou com a participação dos ex-presidentes Valeska Peres Pinto, Newton Burmeister e Eduardo Bimbi, além do presidente Cicero Alvarez e do advogado Filipe Santa Maria Diffini.
Na ocasião, foram homologadas as indicações de delegados de 11 estados (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Santa Catarina) e avaliadas as atas das assembleias realizadas na Bahia e no Distrito Federal. Desta forma, 13 estados já têm cadeiras garantidas no Ensa Eleitoral. Por decisão unânime, a Comissão Eleitoral abriu prazo adicional para ajuste de algumas indicações estaduais que apresentavam inconformidades, o que deve ampliar ainda mais a representação no encontro de 2019. A medida, justifica a presidente da Comissão Eleitoral, arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, busca dar oportunidade para representação de um maior número de sindicatos no pleito.
Segundo Valeska, a publicação da lista completa dos delegados que comporão o colégio eleitoral deverá ser divulgada no início de novembro.
Foto: Carolina Jardine