Considerado um dos maiores assentamentos populares do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré, com suas 16 favelas, mais de 40 mil moradias e 140 mil habitantes, vai ser tema do Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade, dentro da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO.

Voltado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo o mundo, o concurso vai destacar e premiar projetos que proponham soluções inovadoras de arquitetura e design urbano visando a integração das comunidades do Complexo da Maré com o restante da cidade, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O concurso é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) junto ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e tem o apoio da agência ONU Habitat. As inscrições estão abertas até 30 de março de 2020.

Os três primeiros colocados serão oferecidos prêmios em dinheiro e outros três projetos serão destacados com Menções Honrosas. O anúncio dos vencedores acontecerá em 1º de junho de 2020 e as soluções vencedoras serão apresentadas ao público durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em uma exposição, a partir de 21 de julho. O 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO – ocorrerá no Rio de Janeiro, de 19 a 23 de julho de 2020.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) é uma das entidades parceiras do evento que pretende reunir 20 mil arquitetos, urbanistas, estudantes e demais interessados da sociedade civil. Associados dos sindicatos e delegacias filiadas à FNA têm R$ 250,00 de desconto na taxa de inscrição. Inscreva-se pelo link http://bit.ly/33VUJQn.

O edital do Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade está disponível em inglês no endereço https://www.uia2020rio.archi/concurso_en.asp#itemA1.

Mais informações: http://bit.ly/2FXJtrT

Foto: MaréComplexo/Facebook