Oficinas práticas e palestras sobre inovação no mercado arquitetônico são alguns dos destaques do segundo dia de programação do 43º Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA). As atividades do evento iniciaram ontem (28/01) e seguem até o dia 3 de fevereiro, no Clube do Campo, em Laguna (SC). De acordo com a presidente da Federação Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), entidade organizadora oficial do encontro, Beatriz Vicentin, o primeiro dia do congresso foi de grande produtividade, visto a importância da temática trazida para os debates desta edição. “Transurbância é um termo extremamente significante para o futuro da FeNEA, pois ele foca no viver a cidade e no universitário que vive essa cidade”, afirma.

Nas primeiras horas do ENEA, conforme iam chegando estudantes de todo o país, a organização foi realizando o processo de credenciamento. Saindo de ônibus lotados e com mochila nas costas, os universitários reuniram-se para prestigiar o início da programação. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Ormy Hütner, com a atual conjuntura de represálias do governo federal aos estudantes, mobilizações como essa servem para aproximar profissionais graduados, professores, entidades representativas e o movimento estudantil em sintonia de discussões. “São movimentos como esse que fortalecem o espaço do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Debates sobre cidades mais inclusivas e os direitos dos estudantes são cada vez mais necessários”.

Crédito: Juliete Rivoire

Conforme destaca Hütner, a FNA e a FeNEA possuem um histórico de parceria em prol dos estudantes. De acordo com ele, está sendo elaborado o projeto Juventude FNA, que quer aproximar as lideranças estudantis das entidades representativas da categoria. “O objetivo é que essas lideranças possam contribuir de forma geral com as entidades”, explica. O projeto vem alinhado pelos diretores executivos da FNA e deve ser anunciado ainda no primeiro semestre deste ano.

O ENEA 2020 conta com o apoio da FNA e do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC). A programação completa do evento pode ser acessada aqui.