Reunida neste sábado (1/2), em Brasília (DF), a nova diretoria da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) definiu as prioridades para a gestão 2020/2022 e planos de ação para o ano. Entre as metas da gestão “Luta é todo dia” está a ampliação do apoio aos sindicatos filiados à federação, o que deve ocorrer por meio de assessorias coletivas nas áreas de contabilidade, jurídica e de comunicação. Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia, na agenda da diretoria também estão diversas reuniões, entre elas o encontro do CEAU, em Curitiba (PR), nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Também está nos planos da atual gestão incentivar encontros regionais de sindicatos (Ersas). Entre as mobilizações está a realização de um encontro da Região Sul e da Região Sudeste, com foco na formação sindical. “Precisamos ver com os dirigentes sindicais se há interesse e tentar mobilizar”, pontuou o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

Os dirigentes sindicais ainda abordaram as ações a serem desenvolvidas tendo em vista o Congresso Mundial da UIA2020, que será realizado no Rio de Janeiro em julho deste ano. Eleonora Mascia indicou que o assunto segue em construção junto com o CAU/RJ para garantir abordagem diferenciada de temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho e à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis).

O encontro também contou com a presença dos diretores Cárin D’Ornelas, Danilo Matoso, Patryck Carvalho, Heraldo dos Reis, Juliana Betemps Vaz da Silva, Fernanda Lanzarin, Dânya Silva e Matheus Guerra Cotta.

Patryck Carvalho e Eleonora Mascia

 

Fotos: Carolina Jardine