A Arquitetura e Urbanismo perdeu mais uma figura importante durante a pandemia de coronavírus. O arquiteto, urbanista e escritor norte-americano Michael Sorkin faleceu, na quinta-feira (26/3), em Manhattan, devido às complicações causadas pelo coronavírus. Ele tinha 71 anos. O profissional baseou sua trajetória ao tratar a arquitetura sob uma perspectiva de justiça social e instrumento para mudança de vidas na sociedade. Como intelectual, instruiu seus alunos e público a repensarem a profissão dentro desses termos. Sorkin foi um grande crítico das estruturas de poder dominantes e, nos seus projetos, visava unir propostas urbanas às zonas verdes, defendendo a habitação e a sustentabilidade.
O trabalho de Sorkin foi marcado como diretor do Michael Studios e diretor do Programa de Pós-Graduação em Design Urbano da City College de Nova York. Ele também ocupou o cargo de Professor e Diretor do Instituto de Urbanismo da Academia de Belas Artes de Viena, a Cátedra Gensler na Universidade de Cornell, a Cátedra Hyde na Universidade de Nebraska e a Cátedra Saarinen na Universidade de Michigan. Além disso, foi professor em instituições como a Architectural Association, Cooper Union, Harvard University e Columbia University.
Além de Sorkin, o arquiteto e urbanista Vittorio Gregotti, aos 92 anos, também foi vitimado pela Covid-19 no dia 15 de março, em Milão, na Itália.
Com informações do ArchDaily.