A arquiteta e urbanista e artista plástica carioca Rizza Paes Fernandez Conde faleceu no Rio de Janeiro, na sexta-feira (3), aos 84 anos, Formada em 1960 pela então Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro, hoje UFRJ, atuou em diversos projetos residenciais, comerciais, públicos e de interiores. Viúva do também arquiteto e ex-prefeito Luiz Paulo Conde, desenvolveu sua carreira pública, trabalhando com nomes como de Lúcio Costa no Plano Piloto da Barra (baixadas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá). Participou do projeto do Centro de Artes Calouste Gulbenkia e teve importante papel na ampliação da rede de creches na cidade.
A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, lamentou o falecimento de Rizza. “Foi uma profissional que dedicou-se às artes e atuou em projetos voltados para a área de Educação, um segmento tão carente em nosso país”, destacou Eleonora.
Sua vida foi dedicada às artes plástica, especialmente gravuras em madeira e metal. Participou de diversas exposições no Brasil e exterior e recebeu vários prêmios, abordando com frequência o tema da mulher e do inconsciente. Foi uma das profissionais homenageadas em projeto do Instituto Patrimônio da Humanidade (IRPH), que faz parte do programa do Rio Capital Mundial da Arquitetura / Unesco / UIA.
Rizza tinha três filhos Marcelo, Marcos e Maria Eliza, dez netos, dois bisnetos e duas noras.
*Com informações da página: Rio Capital Mundial da Arquitetura
Foto:Oatawa / Istock