Nesta quinta-feira (7), inicia a fase final do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Será uma série de cinco seminários online ‘Diálogos para 2030: preparando a cidade do Rio para o futuro’, em parceria com a ONU-Habitat. O desafio do impacto da pandemia do novo coronavírus na cidade é um dos temas que vai nortear o debate em todas as suas etapas.
Com a participação da população e de especialistas, serão discutidos os tipos de ações necessárias em várias áreas, como as de saúde pública e habitação para o Rio de Janeiro enfrentar seus desafios e traçar o futuro. Alinhado com as temáticas do Rio Capital Mundial da Arquitetura, a iniciativa debate propostas que envolvem os espaços urbanos para o futuro.
Estão programados cinco encontros nos quais serão expostas as necessidades e propostas para traçar metas para daqui a 10 anos na cidade. Os eventos, que terão conexão com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), seguirão os seguintes temas: agenda 2030 e desenvolvimento sustentável; longevidade e bem-estar para o desenvolvimento sustentável; igualdade e equidade para o desenvolvimento sustentável; cooperação e paz para o desenvolvimento sustentável; e desafios do financiamento e transformações da gestão pública.
Os encontros serão realizados nas próximas cinco quintas-feiras a partir do dia 7/05, sempre às 10h pelo canal do Youtube da Multirio e do Escritório de Planejamento. Durante os encontros serão discutidos temas relacionados à infraestrutura urbana para alcançar o desenvolvimento sustentável; parcerias com a sociedade e ONGs, considerando que o interesse é coletivo; e financiamento e monitoramento do plano para que seja possível colocá-lo em prática.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro integra, em uma única matriz de planejamento e gestão, os compromissos importantes assumidos nos últimos anos, como o legado de sustentabilidade firmado a partir de 1992 e renovado durante a Rio+20 em 2012, além de outros compromissos internacionais e instrumentos municipais. O objetivo é construir uma visão de longo prazo para a cidade, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Para a construção de um Rio de Janeiro planejado e sustentável, o Plano é desenhado em duas etapas distintas: estabelecendo metas para 2030 e que contribuam para a cidade almejada em 2050.
A sociedade pode dar sua contribuição dizendo o que espera da cidade do Rio de Janeiro através da ferramenta participa.rio (http://participario-pcrj.hub.arcgis.com/). Aberta ao público , a plataforma busca reunir sugestões para o fortalecimento da cultura no âmbito da construção de planos de curto, médio e longo prazo, a base para a estruturação de uma cidade com mais qualidade de vida. O participa.Rio é um dos legados do planejamento sustentável da Cidade.
Veja como participar do encontro online:
Data: quinta-feira, 7 de maio de 2020.
Horário: 10h.
Canais:
Youtube da Multirio: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME
Youtube do Escritório de Planejamento: https://www.youtube.com/channel/UCoaLuDIKvNgKoNlEII1qQjA
Foto: Marchello74 / Istock