O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lançou o Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde. São aceitos trabalhos de organizações, grupos e coletivos sem fins lucrativos, mesmo que ainda não plenamente formalizados. A competição tem como objetivo promover a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) como estratégia para o enfrentamento à pandemia. A iniciativa visa também a reconhecer e divulgar boas práticas utilizadas no enfrentamento do novo coronavírus, considerando abordagens que ampliem o acesso aos direitos sociais de cidadania e, ainda, a potência da efetiva participação da população no cenário de transformação e garantia desses direitos.
“É essencial que haja um protagonismo das comunidades envolvidas. A premiação é voltada para ações que são mais pontuais e objetivas. Pensamos também na replicabilidade das ações. Queremos ser surpreendidos por ações inovadoras, criativas e de baixo custo”, explicou a coordenadora da Comissão de Athis do CAU/RJ, Maíra Rocha. “Com a premiação, buscamos valorizar as organizações que já desenvolveram e desenvolvem trabalhos em defesa do direito à moradia. É uma forma de reconhecimento para que elas possam continuar seus trabalhos e sua mobilização”, complementou o conselheiro Lucas Faulhaber.
Serão premiados até 10 trabalhos escolhidos entre duas categorias: Defesa da moradia como promoção de saúde e Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social. Cada trabalho escolhido será contemplado com R$ 10 mil. De acordo com o edital, os participantes assumem o compromisso de reinvestir o valor do prêmio em ações de combate ao novo coronavírus, visando a mitigação de seus impactos sociais e sanitários, além de enviar os registros dessas ações ao CAU/RJ.
Os trabalhos enviados serão julgados por integrantes da Comissão Temporária de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Cathis) do CAU/RJ. Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: atendimento às demandas sociais; metodologia de trabalho; protagonismo popular na formulação e/ou execução; inserção espacial nos territórios de maior vulnerabilidade aos impactos da pandemia do novo coronavírus; efetividade no combate aos impactos sociais da pandemia; potencial de replicabilidade por agentes locais ou gestores públicos; clareza e coerência no trabalho. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto.
O concurso é uma iniciativa imediata de enfrentamento da Covid-19. A Comissão de Athis prevê ainda o lançamento do já tradicional Edital de Seleção Pública de Projetos de Apoio à Athis (Demetre Anastassakis) para este ano.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho.
Inscrições aqui