O Grupo de Trabalho (GT) da Comunicação, colegiado instituído para definir rumos e projetos nacionais em comunicação sindical, reuniu-se no dia 4 de novembro para definir metas e encaminhamentos a serem propostos durante o 44º ENSA, de 30 de novembro a 6 de dezembro. Contando com representantes de diferentes regionais, o encontro pontuou algumas proposições, entre elas a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil dos Arquitetos e Urbanistas. O grupo também debateu a possibilidade de produção de vídeo que aborde a valorização da profissão e de um e-book que ajude a orientar jovens profissionais sobre os desafios da carreira e a ação das principais entidades. “São projetos que apresentaremos durante o ENSA e que estão sendo construídos de maneira democrática com apoio e colaboração dos diretores dos sindicatos. Estamos muito satisfeitos com os rumos do GT da Comunicação”, pontuou a arquiteta e urbanista e secretária de Educação, Cultura e Comunicação Sindical da FNA, Fernanda Lanzarin.

Durante o encontro, representantes dos sindicatos falaram sobre os ganhos de unidade na comunicação entre a FNA e seus sindicatos obtidos em 2020 com o projeto de apoio aprovado. O GT sugeriu que, com o fim da ação prevista para dezembro, o movimento tenha sequência por meio do aproveitamento de peças produzidas pela própria FNA. “O que vimos foi uma mudança de visão”, comemorou a diretora do Saergs Taiane Beduschi. Posição compartilhada pelas dirigentes sindicais Heloísa Silva, do SINDARQ-AM, e Mariana Andrade, do SASC. A representante do Sinarq/RN, Manuela Carvalho, completou que a campanha de valorização dos sindicatos trouxe ganhos diretos tanto na motivação do time do sindicato quanto em termos de mobilização de base e novos sócios.

O diretor do SINDARQ-MS Thiago Petillo sugeriu a realização de permutas locais que viabilizem contratação de profissional para a área de comunicação. Outra proposição é de profissionalizar a gestão do sindicato de forma a explorar mais suas potencialidades de arrecadação e auxílio aos profissionais.

O Grupo de Trabalho Jurídico também já realizou sua reunião preparatória para o 44º Ensa. Segundo o coordenador do trabalho, o vice-presidente da FNA, Ormy Hutner Jr, o debate no dia 26 de outubro pontuou alguns projetos para 2021.